Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Salete Kozel | - |
Autor(es): dc.contributor | Sarmento, Joao Carlos Vicente | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Lucileyde Feitosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:10:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:10:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28426 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28426 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese analisou a construção da poética e das espacialidades dos barqueiros sobre o rio Madeira, no Estado de Rondônia. Nesta investigação, destacou-se as experiências vividas pelos sujeitos pesquisados, considerando "as suas vozes", as representações, os processos dialógicos e os significados atribuídos ao rio Madeira, situado num espaço de grande problemática ambiental que inclui principalmente a construção das usinas hidrelétricas (Santo Antônio e Jirau) na cidade de Porto Velho, o que reflete na manutenção da vida do grupo e na reorganização desse espaço amazônico. As transformações ocorridas variam desde ao alagamento de terras, remanejamento forçado de famílias, perda simbólica com o rio, mudança na dinâmica das águas, entre outros, sendo importante mostrar como o rio Madeira é percebido, interpretado e valorizado pelas populações locais. Para isto, priorizou-se a pesquisa qualitativa, recorrendo aos aportes teórico-metodológicos da Geografia Humanista-Cultural, atendo-se ao viés fenomenológico, nesta interface com os estudos linguísticos, perpassando pelos conceitos de lugar, espaço, espacialidade, representação, dialogismo, linguagem, cultura e imaginário poético. A pesquisa é vista como uma relação dialógica entre os sujeitos e dentro de um contexto sócio-histórico, e a consolidação do campo se deu através de vivências, viagens, entrevistas, aplicação de mapas mentais, registros fotográficos e anotações no caderno de campo. A faixa etária dos sujeitos da pesquisa variou de 18 a 72 anos e possuem origens nordestinas e amazônicas. Neste sentido, a linguagem atua como elemento primordial na composição da poética, sendo construída por um espaço dialógico, e que colabora com a transmissão da cultura. Os barqueiros elaboram diferentes espacialidades, a poética revela como os sujeitos explicam o seu modo de vida, estratégias de sobrevivência e manutenção da vida na Amazônia. Este olhar humanista possibilita a interpretação desses espaços dialógicos, uma vez que o homem constrói experiências, e recria o seu mundo vivido a partir dos processos interlocutivos. Isto é, o espaço é ressignificado e se transforma em lugar. Que esta pesquisa possa dar visibilidade ao grupo estudado e subsidiar às políticas públicas voltadas à Amazônia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Amazonia na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia humana - Amazônia (BR) | - |
Título: dc.title | Espaços dialógicos dos barqueiros na Amazônia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: