
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castilho, Marcos Alexandre, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
| Autor(es): dc.creator | Schreiner, Marcos Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:00:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:00:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28340 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28340 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre Castilho | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 03/07/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho o problema de planejamento clássico e formalizado em redes de Petri. Com base no fluxo da rede de Petri foi feita uma revisão nas relações de exclusão mútua e nas ações de manutenção definidas no Graphplan. Os mutex foram classificados em pares de ações conflitantes definidos em quatro estruturas de controle diferentes, que são usadas na construção da rede do planos. Neste contexto, o problema de planejamento representado na rede de planos e traduzido em uma instância de SAT e resolvido usando um moderno resolvedor SAT. As vantagens do planejador definido neste trabalho são evidenciadas por meio de experimentos comparativos com o PETRIPLAN e o SATPLAN. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: In this work the classical planning problem is formalized as a Petri net. We review the Graphplan notions of mutex relation and maintenance actions based on the Petri net flow. We classify pairs of conflicting actions in terms of four different control structures, which are used to build the Plan Net. The planning problem represented by the net is translated into a SAT instance and then solved using a modern SAT solver. We show the advantages of our method comparing our new planner with PETRIPLAN e o SATPLAN in classical planning domains. | - |
| Formato: dc.format | 74f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes de petri | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos grafos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Algorítmos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
| Título: dc.title | Planejamento por satisfatibilidade clausal e não-clausal baseado na rede de planos | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: