Vídeo-dança vagão

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYampolschi, Roseane-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Rosane Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorBarcellos, Luiz Claudio Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:42:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:42:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2012-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/28322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28322-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esse trabalho nasceu da necessidade de investigar de que maneiras os universos da música e da dança podem interagir no âmbito da criação artística, tendo por base as noções de integração e improvisação. O conceito de integração se refere a um processo de criação em que dois ou mais criadores contribuem para desenvolver uma produção colaborativa. As práticas ligadas à improvisação e a utilização de processos indeterminados abrem caminho para uma experiência mais espontânea entre música e dança. A coreógrafa Eunice de Oliveira foi convidada para colaborar no processo criativo desta pesquisa. Foram realizadas quatro sessões de improvisação com quatro bailarinos do Balé do Teatro Guaíra como preparação para a filmagem de um vídeo-dança, Vagão, no interior de uma estação de tubo (ponto de ônibus) da cidade de Curitiba. Para tal, três composições musicais: Drone, Dolcerino e Plano Primo foram utilizadas para impulsionar os movimentos corporais dos bailarinos durante as sessões no estúdio de dança. Foi utilizado o programa de gravação de música Logic Pro 8 para gravar, processar e editar as peças, que tiveram como pressuposto poético a incorporação do indeterminado na composição. As sessões de improvisação, que foram filmadas para possibilitar a reflexão acerca dos conceitos estudados, acabaram por adquirir vida própria e resultados ricos e espontâneos foram encontrados. Através desta pesquisa percebeu-se a relação entre os materiais musicais e a qualidade dos movimentos improvisados pelos bailarinos. Concluiu-se que a tendência primeira dos bailarinos é criar movimentos que estejam de acordo com a música (visualização musical) e em seguida, conforme a familiarização com o material sonoro, os bailarinos vão criando relações mais ricas e menos de acordo com a música (contraponto e eco). Do mesmo modo, a improvisação dos bailarinos acarretou uma improvisação de blocos de unidades por parte do compositor em tempo real dentro do estúdio de dança, o que possibilitou uma integração ainda maior entre som e movimento corporal. No caso do vídeo-dança outros processos entraram em jogo como por exemplo, o posicionamento e a proximidade da câmera assim como a edição de imagens. O que tornou o processo de criação em uma experiência coletiva e verdadeiramente integrada.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectImprovisação (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectImprovisação (Dança)-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance (Arte)-
Título: dc.titleVídeo-dança vagão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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