Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Takahashi, Adriana Roseli Wunsch | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Américo, Bruno Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:16:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:16:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28317 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28317 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profa. Dra. Adriana Roseli Wunsch Takahashi | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 18/04/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 293-303 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estratégia e Organizações | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo utiliza as abordagens da tecnociência e situada para analisar o fluxo do conhecimento, bem como a mobilização de elementos heterogêneos e distantes a partir da Coordenação do Programa de Inglês em Educação Básica (Coordenação), da Secretaria de Educação e Cultura de Coahuila (SECC), México. O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de aprendizagem organizacional (AO) na Coordenação, da SECC, México, em intersecção com a comunicação organizacional (CO). O delineamento do estudo foi descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, dimensão de análise transversal com aproximação longitudinal, realizando-se um estudo de caso único do processo de AO na Coordenação, em intersecção com a CO, desde 1995/1996 até 2011. A Coordenação é parte de uma rede de trabalho responsável por constituir o Programa de Inglês em Educação Básica de Coahuila (PIP), assim, outros nódulos desta rede foram incluídos na análise. Dessa forma, utilizou-se como método de pesquisa a análise de conteúdo das entrevistas realizadas por meio de roteiros semiestruturados junto aos atores dos nódulos que compõem a rede do PIP, análise documental, e observação não participante. Por meio de descrição robusta do trabalho dos atores da rede do Programa, foi possível identificar o advento de um Programa Nacional de Inglês em Educação Básica, que foi tomado como controvérsia que colaborou com a descrição do processo de AO na Coordenação. Os resultados evidenciaram que o processo de AO na Coordenação retrocede a fase de concepção do Programa, onde, com base em valores e na estrutura da SECC, a Coordenação definiu o processo de implantação, seguimento e avaliação do Programa, bem como o recrutamento e o treinamento formal. Além disso, o foco do estudo recai sobre o papel de mediadores - relatórios, formulários, documentos legais e manuais - na contínua representação do processo de AO na Coordenação. Sendo assim, o processo de AO na Coordenação ocorre por intermédio da mobilização de elementos heterogêneos e distantes acumulados pela Coordenação, predominantemente textualizados, ou seja, em intersecção com a CO. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study uses the technoscience and situated approaches to analyze the knowledge flow, and the mobilization of heterogeneous and distant elements by the Coordination of the Basic Education English Program (Coordination), of the Coahuila Education and Culture Board (SECC), Mexico. The objective of this study was to analyze the organizational learning (OL) process in the Department, of the SECC, Mexico, in interaction with organizational communication (OC). The study design was descriptive-exploratory of qualitative approach, the analysis dimension was longitudinal cross-sectional, performing a single case study of the Coordination OL process, in intersection with CO, since 1995/1996 to 2011. The Coordination is part of a network responsible by enacting the Coahuila Basic Education English Program (PIP); therefore, other nodes of this network were included in the analysis. Thus, as a research method it was used the content analysis of the interviews conducted through semi-structured script with the PIP's network actors, document analysis, and non-participant observation. Through thick description of the network actors' work, it was possible to identify the advent of a National Basic Education English Program, which was taken as an issue that collaborated with the description of the Coordination OL process. The results showed that the Coordination OL process goes back to the PIP's design phase, where, based on values and the SECC's structure, the Coordination defined the PIP's process of implementation, monitoring and evaluation, as well as the recruitment and the formal training. Furthermore, the study's focus lays on the role of mediators - reports, forms, legal documents and manuals - in the continuous enactment of the Coordination AO process. As a result, it is possible to assume that the Coordination organizational learning process occurs through the mobilization of heterogeneous and distant elements, texts predominantly, in other words, in intersection with organization communication. | - |
Formato: dc.format | 311f. : il. [algumas color.], grafs., maps., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Mexico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação nas organizações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | Processo de aprendizagem organizacional e comunicação organizacinal : estudo de caso na Secretaria Pública de Coahuila, México | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: