Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Avila, Astrid Baecker | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Kataoka, Emyly Kathyury | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:47:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:47:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28309 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28309 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Astrid Baecker Avila | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba: 30/03/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 120-123 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nossa pesquisa investigou as tendências na produção do conhecimento em Educação Física Escolar, indagando quais as noções de conhecimento e de Educação Física, em quais perspectivas onto epistemológicas se pautam e quais as decorrências para prática pedagógica em Educação Física estão presentes nos artigos conclusivos do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Para a realização da análise das tendências precisamos compreender e explicitar as várias facetas e conseqüências trazidas pelas diferentes opções filosóficas e científicas. As contribuições da crítica ontológica de Georg Lukács e Roy Bhaskar nos forneceram subsídios ao demonstrar que os estudos restritos ao campo epistemológico não são capazes de identificar as convergências existentes entre diferentes teorias no campo ontológico. O aporte ontológico é capaz de nos armar com subsídios necessários ao enfrentamento de teorias que ao invés de instrumentalizar acabam subordinando-nos ao que está posto e interditando qualquer possibilidade de conhecimento/aproximação do real. O estudo da orientação dada à prática pedagógica relativa a essas teorias pôde nos mostrar os possíveis caminhos e nos fazer refletir sobre a ocorrência de mudanças com os programas de formação continuada e quais orientações aparecem como tendências predominantes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Nuestro estudio analiza las tendencias en la producción del conocimiento en Educación Física Escolar, indagando que nociones de conocimiento y de Educación Física, en que perspectivas onto-epistemológicas son guiados y cuales son las consecuencias para la práctica pedagógica en Educación Física están presentes en los artículos conclusivos del Programa de Desarrollo Educacional de la Secretaria de Educación del Estado de Paraná. Para realizar el análisis de las tendencias necesitamos comprender y explicitar lãs diversas facetas e consecuencias traídas por las diferentes opciones científicas y filosóficas. Las contribuciones de la crítica ontológica de Georg Lukács y Roy Bhaskar nos brindan subsidios al demostrar que los estudios restrictos al campo epistemológico no son capaces de identificar las convergencias existentes entre diferentes teorías em el campo ontológico. La contribución ontológica es capaz de municionarnos con subsidios necesarios al enfrentamiento de lãs teorías que en lugar de instrumentalizar acaban subordinándonos a lo que está dado e vedar cualquier posibilidad de conocimiento/aproximación de lo real. El estudio de la orientación dada a la práctica docente relativa a las teorías puede mostrarnos los posibles caminos y hacernos reflexionar sobre la ocurrencia de câmbios a través de programas de formación continuada y las directrices que se presentan como tendencias predominantes. | - |
Formato: dc.format | 123 f. : grafs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação fisica - Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ontologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Tendências na produção do conhecimento em educação física escolar : análise das produções do PDE-SEED/PR(2007-2008) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: