
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carneiro, Sônia Maria Marchiorato, 1953- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Jane T.S (Jane Terezinha Santos) | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28203 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28203 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Sônia Maria Marchiorato Carneiro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo teve como objetivo uma avaliação diagnostica da formação continuada dos docentes do I e do II ciclo do ensino fundamental dos Centro de Estudos Integrais (CEIs), da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME), com foco na Educação Ambiental, por meio do desenvolvimento do tema transversal meio ambiente na prática escolar. Com base em referencial teórico sobre a Educação Ambiental no currículo escolar e sobre a formação continuada de educadores ambientais, foi aplicado um questionário a professores dos sete CEIs da RME, no período de abril-julho de 2002. O tratamento dos dados deu-se mediante a análise de conteúdo, a partir da metodologia de BARDIN (1977). Os resultados mostraram que os docentes do I e do II ciclo dos CEIs estão desenvolvendo um trabalho inicial de Educação Ambiental nas respectivas escolas, pois ainda não alcançam refletir de maneira crítica e contextual sobre as questões do meio ambiente, por insuficiência de embasamento teórico-metodológico. Assim, cabem recomendações para uma maior efetividade formativa dos cursos de capacitação sobre o tema meio ambiente, visando a um suficiente aprofundamento das questões epistemológicas e metodológicas da Educação Ambiental, bem como a um acompanhamento avaliativo institucional permanente da implementação das ações de Educação Ambiental pelos docentes nas escolas. Palavras-chaves: formação continuada; Educação Ambiental; tema transversal meio ambiente; ciclos I e II do ensino fundamental. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study had as objective an evaluation of the continuous training of the teachers from cycle 1 and 2 of elementary school from CEIs, centro de estudos integrais,at RME, rede municipal de ensino de Curitiba, focussing the environment education , through the development of a collateral theme environment education at school's practice.Based on a theoretical reference about the environment education in the school's curriculum and about the continuous training of the environment teachers,a questionnaire was given to the teachers from the seven CEIs of RME, from april to july 2002. The handling of the data was done through the contents analises, based on the BARDIN methodology 1977. The results showed that the teachers from cycle 1 and 2 of CEIs are developing na initial work of environment education at the respective schools, for they still can't think through in a critical manner about the environment issues, because of insuficient theoretical-methodological bases. Thus, recomendations should be given for a better training of the faculty courses about the environment subject, viewing a deep study of the epistle and methodologic issues of the environment education, as well as a permanent institutional evaluating follow-up of the environment education work by the teachers at the schools. Key-words: Continous training; Environment Education; collateral theme envirornment education; cycles 1 and 2 of elementary school. | - |
| Formato: dc.format | x, 110 f. : tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Formação continuada de educadores ambientais para efetivação das políticas de educação ambiental no I e no II ciclo do ensino fundamental Municipal de Curitiba | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: