Place marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional

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Autor(es): dc.contributorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorBuosi, Maria Carolina de Âlcantara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/28110-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28110-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Áurio Lúcio Leocádio da Silva-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 23/03/2012-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizações-
Descrição: dc.descriptionResumo-
Descrição: dc.descriptionResumo: O turismo se tornou um fator econômico importante mundialmente, intensificando a competitividade entre destinos turísticos. Com isso, o place marketing se torna elemento-chave para o gerenciamento do turismo e do destino turístico, buscando trazer atratividade ao lugar. Pesquisas apontam para a importância do desenvolvimento sustentável do destino turístico, bem como da importância que a imagem do lugar representa para o seu sucesso. Baseado nisso, o estudo buscou verificar a relação existente entre o desenvolvimento sustentável e a imagem do destino turístico, de forma que os resultados sejam relevantes para as estratégias de place marketing. A idéia veio fundamentada nos apontamentos teóricos para a importância do desenvolvimento sustentável e de modelos de place marketing que colocam a imagem como fator essencial para o sucesso deste. Assim, realizou-se uma survey com 280 turistas e 299 moradores de um destino de turismo internacional. Para a análise de dados foram utilizadas técnicas estatísticas variadas, por meio de análise descritiva, de correlação, fatorial, regressão múltipla, além da modelagem de equações estruturais por meio do software SmartPLS. Os resultados apontaram que o desenvolvimento sustentável influencia de forma direta e positivamente a imagem do destino turístico, segundo a percepção dos turistas e moradores do local, demonstrando ser um fator relevante e que deve ser considerado no planejamento das estratégias de place marketing do destino turístico.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Tourism has become an important economic factor worldwide, intensifying competition among tourist destinations. With that, the place marketing becomes a key element in the management of tourism and tourist destination, seeking to bring the place attractive. Research points to the importance of developing sustainable tourism destination, as well as the importance that the image of the place is to your success. Based on this, the study sought to assess the relationship between sustainable development and the image of the destination, so that the results are relevant to the strategies of place marketing. The idea came grounded in theoretical approaches to the importance of sustainable development and place marketing models that put the image as an essential factor for the success of this. Thus, a survey was conducted with 280 tourists and 299 residents of an international tourism destination. For data analysis, statistical techniques were used varied by means of descriptive analysis, correlation, factor, multiple regression, in addition to structural equation modeling using the software SmartPLS. The results showed that sustainable development influences directly and positively the image of the destination, according to the perceptions of tourists and local residents, proving to be a relevant factor and should be considered in planning marketing strategies place a tourist destination.-
Formato: dc.format226f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de destinos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de serviços (Turismo)-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titlePlace marketing : relação entre a percepção do desenvolvimento sustentável e a imagem de lugar de um destino de turismo internacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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