Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soethe, Paulo Astor, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Maier, Elisabeth, 1984- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/28046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28046 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Paulo Soethe | - |
Descrição: dc.description | Inclui CD-ROM | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 05/12/2011 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografias | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos. Linha de pesquisa: Alemão como Língua Estrangeira | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A dissertação com o título "Deutsche und brasilianische Werbeanzeigen für Kosmetik und Körperpflegeprodukte im Vergleich - eine linguistische Analyse" é um trabalho da linguística textual, no qual foram pesquisadas e comparadas as propagandas brasilieras e alemãs de produtos de beleza. Os objetivos do trabalho eram apontar as características mais importantes desse tipo textual com base em corpus, descrever as diferenças e os aspectos comuns na elaboração das propagandas e mostrar as características e estratégias de linguagem que chamam atenção. O corpus analisado consiste em 105 propagandas (66 alemãs e 39 brasilieiras), que foram retiradas de revistas alemãs e brasileiras parecidas. Como método de análise foi usado o modelo qualitativo (Janich, 2010), juntamente com a análise quantitativa de alguns aspectos selecionados. Foram encontradas características típicas da linguagem de propagandas, como por exemplo frases incompletas, uso de elementos estrangeiros e argumentos sem lógica. Sobre tudo nas propagandas alemãs, usa-se com mais frequência palavras estrangeiras e imita-se uma linguagem técnica para elevar a credibilidade dos produtos. Por outro lado, nas propagandas brasileiras o tipo de comunicação parece ser mais próximo ao cliente. Os resultados deste trabalho também podem servir como base para trabalhos futuros na área de Alemão como Língua Estrangeira, já que a aprendizagem da competência textual e o uso de textos autênticos são essenciais na sala de aula. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In der textlinguistischen Arbeit mit dem Titel "Deutsche und brasilianische Werbeanzeigen für Kosmetik und Körperpflegeprodukte im Vergleich - eine linguistische Analyse" wurden deutsche und brasilianische Werbeanzeigen untersucht. Ziel der Arbeit war es, mit Hilfe des Korpus die wichtigsten Merkmale dieser Textsorte zu skizzieren, die Gemeinsamkeiten und Unterschiede im Hinblick auf die Anzeigen und das Sprachenpaar zu beschreiben und Besonderheiten der verwendeten Werbesprache aufzuzeigen. Das untersuchte Koprus besteht aus insgesamt 105 Werbanzeigen (66 deutschen und 39 brasilianischen), die aus Zeitschriften entnommen wurden. Als Untersuchungsmethode wurde das qualitative Modell von Nina Janich verwendet (2010), das durch die quantitative Analyse einzelner Aspekte ergänzt wurde. Als Ergebnis wurden unter anderem zahlreiche typische werbesprachliche Elemente, wie z.B. unvollständige Sätze, Einsatz von Fremdsprache und Argumentationsstrategien gefunden. Vor allem in den deutschen Anzeigen fielen die zahlreichen fremdsprachlichen Elemente und die Imitation von Fachsprache auf, die zur Steigerung der Glaubwürdigkeit dienen sollen. In den brasilianischen Anzeigen scheint dagegen der Bezug zum Rezipienten wichtiger zu sein. Die Ergebnisse der Arbeit können außerdem als Basis für weitere Arbeiten im Bereich Deutsch als Fremdsprache dienen, da das Erlernen der Textkompetenz in der Fremdsprache sowie der Einsatz von authentischen Texten im Unterricht von zentraler Bedeutung sind. | - |
Formato: dc.format | 87, 24 f. : il., color. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua alemã - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropolinguistica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letras | - |
Título: dc.title | Deutsche und brasilianische werbeanzeigen für kosmetik und köperpflegeprodukte im vergleich : eine linguistische analyse | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: