Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brandenburg, Alfio, 1949- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Sociologia | - |
Autor(es): dc.creator | Carniel, Fagner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:28:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:28:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/28028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/28028 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Entendendo que o discurso hegemônico do telejornalismo rural, especificamente na figura do Globo Rural, atua na promoção da modernização agrícola, procuro refletir neste trabalho sobre o papel da televisão nos processos de (re)construção do meio rural em Dois Vizinhos (PR). A hipótese é de que a "presença" da televisão neste contexto acirra a revisão e ressignificação das atividades e condições de vida no contato com experiências e estilos de vida rurais altamente inseridos no mercado e no consumo, veiculados pelo telejornalismo rural. São dinâmicas sociais que configuram a própria agricultura familiar a partir de processos identitários híbridos, forjados no encontro da vida local com a sociedade envolvente. Ativada para designar uma identidade aberta às tensões estabelecidas entre o que se vê na televisão e o que se vive nas comunidades, a agricultura familiar marca a própria diversidade do rural na região, tanto na (re)produção como na representação da vida familiar, abrigando uma polissemia de perspectivas e estratégias identitárias que disputam espaço e ligitimidade nos contextos locais de Dois Vizinhos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura familiar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telejornalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade social | - |
Título: dc.title | O telejornal que "Fala pra gente, mas não fala da gente" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: