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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dudeque, Norton Eloy, 1958- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rafael Palmeira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:36:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:36:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-09-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27991 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27991 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a aplicação e adaptação da teoria de Schenker como ferramenta analítica aplicada ao jazz, tendo em vista a possibilidade de encontrar estruturas fundamentais distintas na música popular. Tendo como base as análises feitas por Larson (1998; 2009), Forte (2011) e Stock (1993) a pesquisa abordará, em um primeiro momento, as origens do jazz (blues e ragtime) como parte essencial para sua abordagem analítica, através da ótica etno-schenkeriana proposta por Stock (1993) relacionando o som musical, contexto e comportamento como elementos interdependentes. Em um segundo momento ocorrerá a aplicação das estruturas propostas no blues em peças de jazz, apontando traços de sua evolução com base no pressuposto histórico (HOBSBAWM 1986; GIDDINS 2009), musicológico (FORTE 2011) e etnomusicológico (STOCK 1993) de que as origens folclóricas possuem um papel determinante para o seu desenvolvimento musical. Através desse estudo é possível compreender o desenvolvimento de aspectos particulares do jazz como o tratamento da dissonância e sua ambiguidade melódica, oriundos da miscigenação cultural entre a tradição musical africana (com sua inflexão melódica e de estruturação musical) e a tradição musical europeia (com suas progressões harmônicas e estruturas formais), dentro do contexto afro-americano. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schenker, Heinrich, 1868-1935 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnomusicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jazz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Canções e musica | - |
Título: dc.title | Estruturas fundamentais no blues | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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