Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Scheffer, Jorge Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:13:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:13:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27983 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27983 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos da prática de estudos coletivos no aprimoramento da execução (percepção) das quintas justas em trompetistas, por meio da avaliação de um suplemento didático adotado pelo projeto Guri. Os músicos que executam instrumentos não temperados necessitam realizar correções de frequência em tempo real durante uma execução instrumental, entretanto, este procedimento é um dos grandes desafios na prática instrumental e na didática de ensino desses instrumentos. Para o experimento, alunos de um curso de trompete da cidade de Curitiba (n=8) foram divididos em dois grupos: um grupo controle, formado por estudantes que não foram submetidos à execução de cinco sessões com o emprego da prática desses estudos coletivos e um grupo experimental, formado por estudantes que foram submetidos à execução desses estudos. Nas performances de cada estudante foram gravadas em duas etapas, 160 melodias comuns a ambos os grupos, apresentadas em duas modalidades: solo e com base (segunda voz). A avaliação foi realizada por juízes externos, profissionais com experiência no estudo e no ensino do trompete, totalizando 640 intervalos de quintas justas avaliados. Uma análise de variância mostrou que houve desenvolvimento no aprimoramento da execução dos intervalos de quintas justas quando as melodias com base foram executadas pelo grupo experimental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trompete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afinação (Musica) | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento da percepção auditiva na aprendizagem do trompete | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: