Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berger, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal | - |
Autor(es): dc.contributor | Levine, Joseph | - |
Autor(es): dc.creator | Chotguis, Jose | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:08:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:08:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27958 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27958 | - |
Descrição: dc.description | O foco principal desta tese é dirigido ao interesse e necessidade do profissional de Ciências Agrárias e refere-se ao seu limitado acesso aos novos conhecimentos acadêmicos causado pela ausência, na universidade convencional, de um sistema andragógico de educação continuada a distância. É considerado que o rápido desenvolvimento do agronegócio brasileiro, assim como a expressiva velocidade em que surgem novas idéias, conhecimentos, conceitos, procedimentos e tecnologias, tem exigido premente atualização e estudo continuado do profissional de Ciências Agrárias. A tese discute os limites da universidade em responder a crescente demanda de conhecimento por parte de aprendizes adultos, especialmente seus ex-alunos graduados. Argumenta-se que o profissional de Ciências Agrárias, que trabalha e vive longe das universidades, sente que, a cada novo dia, o seu conhecimento está perdendo valor, assim como ele está perdendo oportunidades de crescimento profissional. Torna-se quase impossível para esse profissional freqüentar cursos presenciais considerando-se dois fatores limitantes: tempo e distância. Iniciando com a hipótese de que a metodologia educacional praticada pela universidade convencional é pouco apropriada à educação de adultos e, por outro lado, que um sistema de educação a distância pode responder aos interesses e necessidades do profissional em pauta, o autor busca evidências baseadas em fundamentos teóricos de aprendizagem de adultos e educação a distância, assim como pesquisa e analisa três estudo de casos – dois deles ocorridos no estado de Michigan, EUA e um deles no Estado do Paraná, Brasil. A análise desses casos foi conduzida à luz do enfoque teórico da aprendizagem do adulto, principalmente dos conceitos andragógicos de Malcolm Knowles, em um sistema de educação a distância. Como resultado, a tese destaca e propõe componentes essenciais para a construção de um programa de educação continuada a distância para profissionais de Ciências Agrárias. Os principais componentes referem-se a planejamento e execução, tecnologia educacional, interatividade, ambiente de aprendizagem, comunidade virtual, motivação do aprendiz, avaliação em educação a distância, parcerias em cursos a distância, apoio acadêmico e relacional, apoio e motivação de docentes, e comprometimento institucional da universidade com um programa de educação continuada a distância | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias florestais - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino (Pos-graduação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Educaçao continuada a distância para o profissional de ciencias agrárias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: