
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Alexandre Luis Trovon de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Paupitz, Selma Kozel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2003 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27944 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27944 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Luis Trovon de Carvalho | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2003 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta um estudo sobre a avaliação com intenção formativa quando a aprendizagem de Geometria se realiza em "ambientes informatizados". Tendo em vista as características de dinamismo, interatividade, meio para modelagem e simulação, múltiplas representações e capturação de procedimentos que estes ambientes apresentam, foi esenvolvido um dispositivo de avaliação tecnológico constituído de planilhas eletrônicas interligadas de modo a permitir ao professor: desencadear comportamentos a observar e interpretar, observar e interpretar esses comportamentos, comunicar os resultados de sua análise e sua apreciação, e finalmente, remediar os erros e as dificuldades analisadas. Para operacionalizar esse dispositivo optou-se pelo ambiente de Geometria Dinâmica que o software Cabri Géomètre oferece para acompanhar o desenvolvimento de ações que favoreçam o "pensar matematicamente", isto é, de modo a permitir ao aluno: estabelecer relações ao construir, visualizar e movimentar; conjecturar ao interpretar e experimentar; buscar explicações pesquisando; levantar hipóteses e experimentar; e, finalmente concluir com correção e clareza. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a study on the evaluation with formative intention when the learning of Geometry is carried out through in a computer environment. In view of the characteristics of dynamism, interaction, midium for modeling and simulation, multiple representations and procedure capturation that these environments present, were developed a technological device of evaluation consisting of linked electronic spread sheets in order to allow the professor: to unchain behaviors to observe and to interpret, to observe and to interpret these behaviors, to communicate the results of its analysis and its appreciation, and finally, to attenuate the errors and the analyzed difficulties. To make this device work it was choosed the environment of Dynamic Geometry that software Cabri Géomètre offers to follow the development of actions that favors the mathematical thinking, that is, in order to allow the student: to establish relations when constructing, visualizing and putting into motion; to conjecture when interpreting and experimenting; to search for explanations researching; to raise hypotheses and experiment; and finally, to conclude with correction and clarity. | - |
| Formato: dc.format | 133 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria - Conhecimentos e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliaçao - Conhecimentos e aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem de geometria em ambientes dinâmicos : um novo olhar no processo mediado pela tecnologia | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: