Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borges Neto, José, 1951- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Inês Lacerda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27896 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27896 | - |
Descrição: dc.description | Orientador:José Borges Neto | - |
Descrição: dc.description | Tese(doutorado)- Universidade Federal do Paraná. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia e notas bibliográficas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese aborda a relação entre linguagem e realidade, percorrendo os níveis do signo lingüístico, da proposição, do ato de fala, e, finalmente, do discurso. Pressupomos que a questão da referência torna-se crucial a partir de fins do século XIX, e hoje, com a pragmática, dissolve-se como questão primordial, o que traz conseqüências proveitosas para a lingüística e para a filosofia da linguagem. Analisamos a contribuição do estruturalismo de veio saussureano, a noção de interpretante de Peirce, a relação da proposição com a realidade em Frege, Russell e no primeiro Wittgenstein. O ponto de virada é a noção de jogo de linguagem de Wittgenstein II. A análise passa a acentuar o papel do locutor situado, do uso lingüístico, de modo que a proposição, como fica claro com Austin, passa de central e apenas um entre os atos de fala com valor ilocucionário. Também o pragmatismo contemporâneo, de Quine a Davidson, mostra a inescrutababilidade da referência. Na contraposição entre as posições externalista e internalista (Chomsky), mostramos que a primeira dá melhor conta da relação linguagem/realidade. No último capítulo, ressaltamos a importância da análise do discurso, através de dois de seus principais representantes, Foucault e Habermas. Em que pesem suas diferenças, ambos conduzem a discussão para o terreno político, para o poder do discurso. A linguagem é contingente, mas, ao mesmo tempo, é pelo discurso que o dizer assume uma força, enquanto poder (Foucault) e enquanto ação comunicativa (Habermas). | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This thesis is a study about the relation between language and reality, searching through the levels of the linguistic sign, the proposition, the speech act and, finally, the discourse. We presuppose that the question of reference became a crucial one since the end of the 19th century. Nowadays, with the pragmatics, it has been dissolved as a prime question, what brings rich consequences for both Linguistics and Philosophy of Language. We analyse first the contribution of the saussurean structuralist position on sign, the notion of interpret of Peirce, the relation between proposition and reality in the conception of Frege, Russel and Wittgenstein I. The turning point is the notion of linguistic game, as it is developed by Wittgenstein II. Since then, the analysis of reference foccusis the attention on the role of the speaker in situation, on the use of language. In this way, the proposition, as Austin clearly shows, is no more central, instead, it is just one among the various speech acts, wich provides language of illocionary strenght. The contemporaneous pragmatism, in a parallel way, from Quine to Davidson, makes evident the inscrutability of reference. Contrasting externalism and internalism (Chomsky), we believe that the first position gives a better account of the relation between language and reality. In the last chapter, we enphasize the importance of discourse analysis, through two of its main thinkers, Foucault and Habermas. Even considering its differences, both conduct the discussion to the political field, to the power of the discourse. Language in contingent, although, at the same time, it is due to the discourse, that saying assumes a strength, as power (Foucault) and as communicative action (Habermas). | - |
Formato: dc.format | 232f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise do discurso literario | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ | - |
Título: dc.title | Linguagem e realidade : do signo ao discurso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: