Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aires, Joanez Aparecida, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Melzer, Ehrick Eduardo Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:20:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:20:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27877 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27877 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Aires | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáica. Defesa: Curitiba, 27/02/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 185-193 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como por objetivo fazer um levantamento e analisar como se deram as transposições didáticas em livros didáticos de química, de 1931 a 2012. Através do referêncial teórico de Yves Chevallard, com a Transposição Didática e com as categorias dos elementos da Transposição Didática: despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. A técnica usada para levantamento dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Inicialmente foram analisador 55 livros didáticos de química por leitura flutuante e, posteriormente, 19 livros foram analisados, observando-se que estes apresentam formas distintas de despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. Compreendendo que os livros didáticos de química sofreram adaptações e modificações de suas transposições didáticas, enquanto manteve-se a tradição com relação ao tratamento dos Modelos Atômicos. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper intendeds to survey and analyze how were the didactic transpositions in textbooks of chemistry from 1931 to 2012. By the theoretical reference Yves Chevallard, with the didactic transposition and categories of the elements of didactic transposition: depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, educational creations, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. The technique used to collect data was the analysis of Bardin (2010). Initially it was analyzed 55 text books of chemistry for floating reading and later, 19 books were reviewed, analyzing that present different ways of depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, instructional designs, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. Understanding that the textbooks of chemistry suffered adaptations and modifications of its didactic transposition, while maintaining the tradition regarding the treatment of Atomic Models. | - |
Formato: dc.format | 554f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Do saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: