Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anna Raquel Silveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Israel, Vera Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Elisângela Valevein | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:05:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:05:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27862 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27862 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Vera Lúcia Israel | - |
Descrição: dc.description | Coorientadora : Profa. Dra. Anna Raquel Silveira Gomes | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 16/03/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 52-60 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentraçao: Exercício e esporte | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os sintomas osteomusculares em professores do ensino fundamental são frequentes no Brasil. Para reduzir esta incidência a prática de exercício físico é indicada. O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do treinamento de resistência muscular localizada no torque e nos sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho de membros inferiores de professoras do ensino público fundamental. Participaram deste estudo 31 professoras (40±9 anos), divididas em dois grupos: Grupo Treinamento de Resistência (n=16) e Grupo Controle (n=15). O treinamento consistiu em duas séries de 15 repetições de exercícios para quadríceps e isquiotibiais (5 segundos na fase concêntrica e 5 segundos na excêntrica), com intervalo de um minuto entre as séries, 2x/semana, durante sete semanas. Os exercícios foram realizados com 50% de 10 Repetições Máximas (10 RM) da 1a-4a semanas e com 60% de 10 RM da 5a-7a semanas. Os grupos foram avaliados antes e após sete semanas por meio do questionário Nórdico para avaliar os sintomas osteomusculares, da célula de carga para verificar o pico de torque isométrico. O teste de 10 RM foi utilizado para avaliar a força muscular. A análise dos sintomas osteomusculares foi feita por meio do teste Qui-quadrado; comparações entre grupos com o teste Kruskal-Wallis e as correlações entre as variáveis foram feitas por meio do método da correlação de Spearman. A maior incidência de sintomas encontrada foi na região lombar (35±8%) em ambos os grupos. O treinamento de resistência muscular localizada promoveu aumento da força muscular de quadríceps (67%) e de isquiotibiais (53%), entretanto, não influenciou o pico de torque isométrico de quadríceps e isquiotibiais assim como, os sintomas osteomusculares na região lombar e em membros inferiores. Os resultados indicam a necessidade de mais estudos com a finalidade de investigar os efeitos de programas de exercícios de resistência muscular na diminuição dos sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho na região lombar e membros inferiores. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The musculoskeletal symptoms are recurrent in elementary school teachers in Brazil but the practice of physical exercise could be indicated to reduce them. The objective of this study was to evaluate the effect of localized muscular endurance training in the torque and in the musculoskeletal symptoms of lumbar spine and lower limbs of elementary public school teachers. Thirty-one female teachers (40±9 years-old) were distributed into two groups: Resistance Training Group (n=16) and Control Group (n=15). The Resistance Training Group performed two sets of 15 repetitions of quadriceps and hamstrings (5s concentric and 5s eccentric) resting 1min between the sets, twice a week, during seven consecutive weeks. The exercises were carried out with 50% of 10 repetition maximum (10 RM) from the 1st to 4th week and 60% of 10RM between the 5th and 7th week. The groups were assessed before and after seven weeks with the Nordic questionnaire to evaluate the musculoskeletal symptoms, the load cell to calculate the isometric quadriceps and hamstring peak of torque; The 10 RM test was used to estimate the muscular strength. The musculoskeletal symptoms were compared by Chi-Square, comparisons between groups with the Kruskal-Wallis test and the correlations between the variables were made by Spearman correlation. The highest prevalence of musculoskeletal symptoms was found in the lumbar region (35±8%) in both groups. Localized muscular endurance training promoted increases in quadriceps (67%) and hamstrings (53%) muscular strength, however, these effects did not influence the isometric peak of torque of quadriceps and hamstrings as well as musculoskeletal symptoms of lumbar region and lower limbs. The outcomes indicate the need for further research to investigate the effects of muscular endurance exercises programs in reducing work-related musculoskeletal symptoms of lumbar region and lower limbs. | - |
Formato: dc.format | 76f. : il. [algumas colors.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde e trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Torque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | Efeito de um programa de exercícios no torque e nos sintomas osteomusculares em professoras do ensino público fundamental de Matinhos - PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: