Malinconia d'Amore

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Autor(es): dc.contributorScarinci, Silvana Ruffier-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorKubo, Viviane Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:42:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:42:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27854-
Descrição: dc.descriptionResumo: No início da ópera pública em Veneza, os lamentos femininos consistiram em uma importante convenção dramática. Essas composições eram caracterizadas por tristeza excessiva, obsessão e insanidade. Esta pesquisa visa contrapor os lamentos femininos da ópera veneziana de meados do Seicento com o conceito de melancolia deste período. A melancolia foi tema de inúmeros tratados médicos e literários no século XVII e era conceituada como um tipo de loucura. Em geral, era uma condição marcada por tristeza e medo excessivos, acompanhados por pensamentos agitados e desejo de morte. A melancolia amorosa teria como causa principal a perda de um objeto amado ou sua rejeição, caracterizada por uma obsessão por aquilo que se perdeu. Na arte, a representação da melancolia e de seus sintomas pode ser encontrada na poesia, na pintura, no teatro e na música. O lamento de Prócris, da ópera Gli Amore di Apollo e Dafne (1640), e o lamento da personagem principal da ópera La Doriclea (1645), ambos de Francesco Cavalli, serão relacionados com as características descritas tanto nos tratados médicos e literários sobre a melancolia, como na representação desta condição nas artes. A construção deste trabalho terá como base uma abordagem crítica e interpretativa, inspirada nos princípios da Nova Musicologia, que busca encontrar o sentido da obra musical a partir de sua inserção em um contexto histórico. Deste modo, as concepções que moveram o ambiente musical do início do século XVII na Itália, como a busca pela mimesis e a verossimilhança, fornecem um cenário propício para a construção deste trabalho.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectOpera - Veneza (Italia) - Sec. XVII-
Palavras-chave: dc.subjectMelancolia na arte-
Palavras-chave: dc.subjectMusicologia-
Palavras-chave: dc.subjectAmor na ópera-
Título: dc.titleMalinconia d'Amore-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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