
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Branco, Veronica, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Marques, Regina Alves de Morais | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27851 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27851 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Verônica Branco | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 100-107 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil. Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e das contribuições de outros autores, refletimos sobre as relações entre a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e a formação dos símbolos, bem como suas relações com as outras funções psicológicas. Através de uma intervenção com professores de Educação Infantil desenvolvida em quatro etapas - análise de planejamentos, encontros sobre linguagem oral, coleta em sala de aula e entrevistas, buscamos entender melhor como a linguagem oral se apresenta em sua prática de ensino. Conclui-se que trabalhos como esse, que envolvem a formação docente, demandam maior espaço de tempo para que possíveis evoluções nas concepções docentes possam ser vislumbradas de maneira mais clara. Ainda assim, entre as nove participantes, encontramos uma professora com iniciativas voltadas à intencionalidade no ensino da linguagem oral. Além disso, verificamos que a linguagem oral é essencial no desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade de sua abordagem no ensino depende, dentre outros fatores, de um trabalho consciente e intencional por parte do docente, o que, por sua vez, está relacionado ao contexto histórico das políticas públicas para educação, formação e organização da carreira do professor da Educação Infantil. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The role of oral language in child’s cognitive development and its importance in the context of childhood education are dealt with in this work. Beginning mainly from the ideas brought by Piaget, Vygotsky and Bruner, as well as some other authors, we discuss the relations between the acquisition and the development of the oral language, the symbol formation and their relation with other psychological functions. Through and intervention with childhood education teachers, which was developed in four stages: (1) teaching planning analysis; (2) oral language lectures; (3) classroom observation; (4) interviews; we tried to understand more about how the oral language appears in its teaching practice. Among the conclusions, we point out that it’s needed more time in such a teaching development intervention for us to see a qualitative change in teachers conceptions. Even so, we could see that one teacher of the nine participants presented intentional initiatives towards the oral language teaching. We also can state that oral language is essential in child’s development, and its approach in teaching depends in a conscious and intentional work by the teacher, which is dependent of political, cultural and historical context in education in general and in the childhood teacher’s career and professional development. | - |
| Formato: dc.format | 141 f. : tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição em crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação pré-escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: