Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Janzen, Henrique Evaldo, 1957- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Bruz, Iara Maria, 1984- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27764 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/0/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 95-97 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade. Foram escolhidos três livros (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) que apresentam predominantemente os Estados Unidos como cenário para as ações de suas personagens. Deste modo centramos nossas análises principalmente nas representações socioculturais da cultura estrangeira dentro do país estadunidense. Pretendíamos verificar como essas representações (principalmente personagens) são colocadas dentro dos livros didáticos escolhidos. As análises aqui apresentadas possuem como suporte teórico uma concepção cultural plural e híbrida, baseada nas ideias defendidas por Eagleton (2005) e Bhabha (1998). Também nos baseamos no trabalho de Janzen (2005) e fundamentamos este trabalho na concepção bakhtiniana de linguagem. Constatamos que as representações de estrangeiros dentro desses livros didáticos são em número pequeno. Quando as personagens se identificam como estrangeiras, elas quase sempre estão deslocadas da cultura estadunidense e não interagem com os nativos, salvo duas exceções que representam a força centrífuga de Bakhtin. As demais personagens são representantes da força centrípeta, pois as personagens estrangeiras são geralmente tratadas por uma cordialidade extrema. Além disso, não representam uma cultura plural e híbrida. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents an analysis of English textbooks through an intercultural perspective. Three textbooks were chosen (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) which present predominately the United States as a scenario for the characters. actions. Thus we mainly centered the analysis on the socio cultural representations from the foreign culture inside the North American country. We intended to verify how these representations (mainly the characters) are placed in the chosen textbooks. The analysis here presented is supported by a cultural conception which is plural and hybrid, based on the ideas supported by Eagleton (2005) and Bhabha (1998). This work is also based on Jansen.s work (2005) and on the Bakhtinian concept of language. Little foreign representations were found in these textbooks. When the characters identify themselves as foreigners, they are often set apart from the North American culture and do not interact with native people. Apart from two exceptions which represent the centrifugal force from Bakhtin, all the other characters represent the centripetal force. They are usually treated with extreme politeness. Furthermore, they do not represent a plural and hybrid culture. | - |
Formato: dc.format | 98 f. : il. [algumas colors.]. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingua inglesa - Livros didaticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: