As políticas de avaliação da educação superior brasileira no contexto da reforma do estado : 1995-2002

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZainko, Maria Amélia Sabbag-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Rubia Helena Naspolini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:25:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:25:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/2775-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2775-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Maria Amélia Sabbag Zainko-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia e anexos-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho analisa o sistema nacional de avaliação do ensino superior, com ênfase no Exame Nacional de Cursos, no interior do contexto da reforma do Estado brasileiro e respectivas políticas para a avaliação da educação superior desenvolvidas no decorrer dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), considerando este sistema enquanto expressão e parte do conjunto destas políticas. Para tanto, toma as políticas de avaliação do ensino superior na conjuntura das transformações do modo de produção capitalista em âmbito mundial nas últimas décadas e respectivos fundamentos para as reformas de Estado e do ensino superior, explorando, inclusive, as orientações propaladas pela UNESCO e pelo Banco Mundial entre os anos de 1990 e 2000. Com a finalidade de realizar um estudo crítico do sistema de avaliação do ensino superior desenvolvido no Brasil entre 1995 e 2002 e explorar as especificidades nacionais, realiza uma análise do período anterior ao ano de 1995 para apreender o movimento de construção histórica da avaliação deste nível de ensino no país, além de tomar as políticas avaliativas para o ensino superior desenvolvidas nos mandatos de Cardoso em suas relações com os processos de reforma do Estado e da educação superior nacionais.-
Formato: dc.formatxi, 244 f. : grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Avaliação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Brasil - 1990-2002-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleAs políticas de avaliação da educação superior brasileira no contexto da reforma do estado : 1995-2002-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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