Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Gilberto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, José Renoir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/2774 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2774 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Gilberto de Castro | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta dissertação intenta a leitura histórica das crônicas de Machado de Assis, considerado como intelectual tipo do IIº Império, embasada nos princípios teóricometodológicos da teoria da argumentação de Chaïm Perelman. Desvelando o imaginário do escritor/jornalista nas suas relações com a natureza, a sociedade e os outros homens, busco uma descrição do cotidiano da corte através da consideração das estruturas que lhe garantem consistência. Constato a eficácia de um saber construído no equilíbrio entre teoria e prática, à revelia dos paradigmas cientificistas do séc. XIX, garantido pelo empenho autoformativo e pela crítica dos postulados estéticos aqui implantados e da vocação autoritária da sociedade brasileira marcada pelas relações de favor. Esses paradoxos que dificultavam a consolidação do país independente, cindido entre o arcaico e o moderno, permeiam todo o trabalho dos seus intelectuais e dirigentes, apresentando-se como permanências em nossa cultura, como se observa na nossa historiografia e no campo da educação. | - |
Descrição: dc.description | Résumé : On va essayer de faire dans cette dissertation une lecture historique du chroniqueur Machado de Assis, ici présenté autant qu'intellectuel-type du second Empire, appuyé sur les principes de la théorie de l'argumentation de Chaïm perelman. En dévoliant l'imaginaire d'escrivain/journalist dans ses rapports avec la nature et la societé aussi, on arrive à une description du quotidien de la cour parmi l'analyse des structures qui la soutiennent. J'assure l'efficacité d'un savior fondé sur l'équilibre entre théorie et pratique, à rebours des paradigmes scientifiques du dix-neuvième siècle, lequel se fait marqué par l'effort d'autodétermination par contre la vocation autoritaire qui marque la société brésilliéne dans ses rapports de tutelle. La scission entre arquaïque et moderne qui empêchait la consolidation du pays indépendant, signale le travail des leurs intellectuels et poiliciens, et se presente comme leitmotivo dans notre culture, surtout au champde l'historio grafie et aussi de láducation. | - |
Formato: dc.format | 90 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assis, Machado de, 1839-1908 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil - Vida intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais e politica - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crônicas brasileiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Crônica macha : esboço de biografia intelectual de um escritor/jornalista no segundo reinado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: