Estratégias de produção utilizadas no setor eletroeletrônico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCleto, Marcelo Gechele, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Produção-
Autor(es): dc.creatorGronovicz, Marco Aurélio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:31:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:31:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-27-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27740-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa aborda o tema estratégia de produção e suas características principais dentro da área de Engenharia de Produção. Como metodologia, este trabalho de caráter qualitativo exploratório foi realizado a partir de entrevistas de campo, observação direta, observação participativa e análise documental realizadas num estudo de múltiplos casos em empresas de médio e grande porte do setor eletroeletrônico de Curitiba e região metropolitana. Faz um levantamento via referencial, das estratégias corporativas e de produção discutidas por autores ao longo de quase vinte anos. Investiga as estratégias de produção utilizadas no período da pesquisa em empresas representativas deste segmento, pertencentes à área setorial de serviço de manufatura em eletrônica. Conclui que fatores relevantes como a globalização e consequente internacionalização das empresas, o ciclo de vida e tipo do produto, a tecnologia, o conhecimento da mão de obra e a rede de fornecedores influenciam diretamente nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais, assim como na escolha das estratégias de produção adotadas. A pesquisa permitiu mapear algumas das principais ações adotadas pelas empresas investigadas para manterem-se competitivas e atenderem de forma adequada às necessidades desse mercado. Como contribuição identificou, comparou e analisou as prioridades competitivas, os fatores relevantes que atuam na definição das estratégias de produção, as ações adotadas nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais das empresas pesquisadas, suas características e similaridade, e se estas fazem parte de algum grupo estratégico identificado em campo. Também fornece um panorama atualizado do segmento de serviço de manufatura em eletrônica no mercado local e internacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisorio-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração da produção-
Título: dc.titleEstratégias de produção utilizadas no setor eletroeletrônico-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.