Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Lemos Júnior, Wilson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:20:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:20:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/2772 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/2772 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcus Aurélio Taborda de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A partir do ano de 1931, o ensino de Canto Orfeônico passou a ser adotado nos colégios secundários brasileiros, resultado da apresentação de um projeto defendido por Heitor Villa-Lobos (1887/1959) ao presidente Getúlio Vargas. Em Curitiba, os colégios seguiram as diretrizes nacionais e passaram a adotar o ensino de Canto Orfeônico para o curso ginasial. Busca-se por meio desta pesquisa, estabelecer um diálogo entre as práticas da disciplina nos colégios curitibanos e a legislação vigente no Brasil, durante os anos de 1931 a 1956. Investigam-se as relações entre estas diretrizes e as práticas de Canto Orfeônico nos dois colégios secundários públicos de Curitiba, abrangendo o curso ginasial e normal: o Ginásio Paranaense (atual Colégio Estadual do Paraná) e a Escola Normal (atual Instituto de Educação Prof. Erasmo Pilotto). São abordados quatro enfoques relativos a história do ensino de Canto Orfeônico: as práticas da disciplina retiradas do cotidiano escolar dos dois colégios contemplados, as leis e decretos federais de ensino, como aquelas adotadas nas reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, os discursos sobre o ensino do Canto Orfeônico e as apresentações dos orfeões escolares curitibanos. A relação destes enfoques traz análises importantes para o entendimento das finalidades declaradas e não-declaradas que envolvia o ensino do Canto Orfeônico no Brasil, como o caráter nacionalista, folclórico e higienista. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Since 1931, the teaching of Orpheonic Singing has been adopted in brazilian high school, as a result of a project presented by Heitor Villa-Lobos (1887-1959) to the president Getúlio Vargas. In Curitiba, the schools followed the national guide lines and adopted the teaching of Orpheonic Singing. This research is seeking to establish a dialogue between the teachings in Curitiba public schools and the brazilian legislation between 1931 and 1956. It searches the relations between this guide lines and the practice of Orpheonic Singing in the two public high schools in Curitiba, including the gynasium and the normal courses: the Ginásio Paranaense (today's Colégio Estadual do Paraná) and the Escola Normal (today's Instituto de Educação Prof. Erasmo Pilotto). There are four themes releted to the history of teaching Orpheonic Singing: the practice of the discipline as a routine in the two schools, the laws and the federal acts of Teaching, as those ones adopted by the reforms of Francisco Campos e Gustavo Capanema, the speeches about Orpheonic Singing and the shows of the orpheon students. The relationship among this themes shows important analysis to understand the objectives, declared and not declared, that surrounded the teaching of Orpheonic Singing in Brazil, as the national, folkloric and hygienistic character | - |
Formato: dc.format | viii, 111 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canto orfeônico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Canto orfeônico : uma investigação acerca do ensino de música na escola secundária pública de Curitiba (1931-1956) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: