Decisões judiciais e valorização dos profissionais do magistério de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRafanhim, Ludimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:48:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:48:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/27672-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27672-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Andréa Barbosa Gouveia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 119-124-
Descrição: dc.descriptionResumo: Decisões judiciais e valorização dos profissionais do magistério é uma pesquisa que abrange decisões judiciais envolvendo profissionais do magistério do município de Curitiba entre os anos 2002 e 2010. O objetivo da investigação foi verificar se as decisões prolatadas nas ações ajuizadas individual ou coletivamente por docentes da rede municipal de educação de Curitiba contribuíram ou não para a valorização dos profissionais em questão, relacionado com a política educacional. Durante o estudo foram analisados processos judiciais em que são discutidos os diferentes aspectos da vida funcional dos servidores do magistério municipal de Curitiba. O trabalho foi organizado observando as seguintes etapas: discussão sobre o papel do Estado e os profissionais do magistério; mobilização dos profissionais do magistério de Curitiba por meio da Associação do Magistério Municipal de Curitiba e Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba; evolução legislativa no Município de Curitiba no tocante aos profissionais do magistério; concepções de valorização profissional do magistério; análise dos pedidos, contestações e decisões nos processos judiciais individuais ou coletivos ajuizados por meio do departamento Jurídico do SISMMAC e análise do impacto que essas decisões tiveram na vida dos profissionais do magistério de Curitiba. Ao final da pesquisa concluiu-se que muitas decisões procedentes ou improcedentes impactaram positiva, mas também negativamente, na valorização dos profissionais do magistério, e que muitas das conquistas poderiam ter sido obtidas também pela mobilização. É conclusão ainda que a valorização profissional decorre da mobilização dos trabalhadores e que os processos judiciais são instrumentos para fortalecer a mobilização, mas que por si só não asseguram a plena valorização.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Decisões judiciais e valorização dos profissionais do magistério is a research about judicial decisions involving Curitiba's teaching professionals between the years of 2002 and 2010. The aim of the research was to verify if the decisions handed down at the individually or collectively FILED suits by teachers from the municipal education system contributed or not for the valuation of those professionals, related to educational policy. During the study there was analyzed lawsuits in which are discussed the various aspects of Curitiba's teaching civil servants' working life. The report was organized by observing the following steps: discussion about the role of the State and the teaching professionals; mobilization of Curitiba's teaching professionals by the "Associação do Magistério Municipal de Curitiba" and the "Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba"; legislative developments at Curitiba as regard the teaching professionals; conceptions of teaching professional's valuation; analysis of the asks, decisions and objections at the individually or collectively FILED awsuits through SISMMAC's Legal Department and analysis of what impact those decisions had at the professional's lives. At the end of the research it was concluded that many of the founded or unfounded decisions had impacted positive, but also negatively at the valuation of the teaching professionals, but many of the achievements could also have been reached by mobilization. It was also concluded that the professional valuation occur because of the workers mobilization and that the lawsuits are tools to empower the mobilization, but cannot ensure the full valuation.-
Formato: dc.format190 f. : tab.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleDecisões judiciais e valorização dos profissionais do magistério de Curitiba-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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