Distribuição espacial da hotelaria de rede no Estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGandara, José Manoel Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias da Terra. Programa de Pós-Graduaçao em Geografia-
Autor(es): dc.creatorPíccolo, Daniel Raminelli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:32:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:32:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2013-11-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27637-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27637-
Descrição: dc.descriptionResumo: As redes hoteleiras se desenvolveram a partir do fim da Segunda Guerra Mundial e a expansão pelo mundo desses grupos acompanhou o crescimento do turismo. No Brasil as redes de hotéis internacionais começaram a atuar na década de 1970 concentrando-se nas principais capitais e destinos turísticos de lazer do país. Com a entrada desses grupos no mercado brasileiro houve uma reestruturação das redes nacionais, que passaram a se adaptar a forma de atendimento e aos serviços oferecidos pelas redes internacionais. Após um período de retração econômica houve, na década de 1990, um avanço das redes de hotéis internacionais e nacionais pelo território e, com isso, as redes passaram a atuar em diversas capitais e em cidades do interior atraídas, principalmente, pelo crescimento do turismo de negócios nesses destinos. O objetivo geral do presente trabalho foi analisar a distribuição espacial da hotelaria de rede no Paraná e os específicos foram: compreender a dispersão territorial e a interiorização dessas redes, discutir a supersegmentação e superespecialização dos hotéis para atenderem, de forma satisfatória os seus principais clientes e verificar as territorialidades das redes. A metodologia utilizada nesse estudo foi a análise associativa, englobando a discussão teórica e documental com as respostas obtidas nas entrevistas aplicadas, utilizando o emparelhamento como instrumento de validação. Os principais resultados encontrados foram que a distribuição das redes de hotéis paranaenses, nacionais e internacionais estão concentradas em Curitiba e em algumas cidades do interior, como, por exemplo, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. O crescimento do turismo no Estado, principalmente nos segmentos de negócios e lazer, tem atraído as redes, que se segmentam para atender um público cada vez mais específico. Ao se instalarem nos diferentes destinos territorializam esses locais, pois as redes possuem relações com outros atores presentes no território.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialidade humana-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria hoteleira-
Título: dc.titleDistribuição espacial da hotelaria de rede no Estado do Paraná-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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