Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padovani, Stephania, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Victor Nassar Palmeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:42:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:42:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27541 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27541 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Stephania Padovani | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 148-184 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a interatividade em websites institucionais como um fator que pode influenciar a percepção dos usuários sobre a imagem da empresa. A fundamentação teórica inicia com a abordagem da Interação humano-computador (IHC) e, em seguida, discutem-se as diferentes definições de interatividade, com o objetivo de indicar a que será usada neste estudo. Na sequência, são apresentadas algumas breves definições sobre os diferentes tipos de websites incluindo o website institucional. Estabelece-se ainda uma discussão sobre as características da web 2.0 associadas ao Marketing, que evidenciam a participação do usuário no conteúdo dos websites. A fundamentação teórica contempla ainda aspectos da percepção do usuário, abordando as questões de como o usuário percebe a imagem da empresa, as conexões estabelecidas entre o consumidor e a marca e a percepção visualizada sob os diferentes níveis de experiência de uso (User Experience). Como técnica de pesquisa, realizou-se um estudo analítico, visando identificar como os diferentes níveis de interatividade são aplicados em websites institucionais. Além disso, tem-se a aplicação de um experimento, no qual há dois protótipos de websites institucionais, diferenciados pela presença de alta e baixa interatividade. Estes websites tiveram as imagens das empresas avaliadas em questionários, por dois grupos separados de usuários, um para cada website. Os resultados estatísticos demonstraram que a presença da alta interatividade não influenciou significativamente a percepção do usuário sobre a imagem da empresa, o que não confirma a expectativa e hipótese desta dissertação. No entanto, os resultados também indicaram que o website com alta interatividade despertou sentimentos mais positivos nos usuários do que o website com baixa interatividade. Os usuários também demonstraram maior interesse em construir ou compartilhar conteúdo quando expostos à alta interatividade. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The general objective of this study is to analyze interactivity on institutional websites as a factor that can affect users' perception of a company's image. The theoretical review starts with human-computer interaction (HCI). After that, it discusses the different definitions of interactivity, with the aim of indicating which will be used in this study. Following are some brief definitions of the different types of websites including the institutional website. It establishes a further discussion of the characteristics of the Web 2.0 associated with Marketing, which shows user participation in website content. The theoretical framework also includes aspects of user perception and issues on how users perceive the image of the company, connections established between consumer and brand awareness, all viewed under different levels of user experience. As far as the research technique is concerned, an analytical study was carried out to identify how different levels of interactivity are applied on institutional websites. This was followed by an experiment in which there were two prototypes of institutional websites, distinguished by the presence of low and high interactivity. These websites have the company’s image assessed in questionnaires by two separate groups of users for each website. The statistical results showed that the presence of high interactivity did not significantly influence the user perception about the company's image, which does not confirm the expectation and hypothesis of this dissertation. However, the results also showed that website with high interactivity aroused more positive feelings in users when compared to the website with low interactivity. Users also showed greater interest in building or sharing content when exposed to high interactivity. | - |
Formato: dc.format | 171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de computação interativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sites da Web - Desenhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação humano-computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marketing na internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Título: dc.title | A influência dos níveis de interatividade no website institucional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: