A influência dos níveis de interatividade no website institucional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPadovani, Stephania, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Victor Nassar Palmeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:42:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:42:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/27541-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27541-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Stephania Padovani-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 148-184-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a interatividade em websites institucionais como um fator que pode influenciar a percepção dos usuários sobre a imagem da empresa. A fundamentação teórica inicia com a abordagem da Interação humano-computador (IHC) e, em seguida, discutem-se as diferentes definições de interatividade, com o objetivo de indicar a que será usada neste estudo. Na sequência, são apresentadas algumas breves definições sobre os diferentes tipos de websites incluindo o website institucional. Estabelece-se ainda uma discussão sobre as características da web 2.0 associadas ao Marketing, que evidenciam a participação do usuário no conteúdo dos websites. A fundamentação teórica contempla ainda aspectos da percepção do usuário, abordando as questões de como o usuário percebe a imagem da empresa, as conexões estabelecidas entre o consumidor e a marca e a percepção visualizada sob os diferentes níveis de experiência de uso (User Experience). Como técnica de pesquisa, realizou-se um estudo analítico, visando identificar como os diferentes níveis de interatividade são aplicados em websites institucionais. Além disso, tem-se a aplicação de um experimento, no qual há dois protótipos de websites institucionais, diferenciados pela presença de alta e baixa interatividade. Estes websites tiveram as imagens das empresas avaliadas em questionários, por dois grupos separados de usuários, um para cada website. Os resultados estatísticos demonstraram que a presença da alta interatividade não influenciou significativamente a percepção do usuário sobre a imagem da empresa, o que não confirma a expectativa e hipótese desta dissertação. No entanto, os resultados também indicaram que o website com alta interatividade despertou sentimentos mais positivos nos usuários do que o website com baixa interatividade. Os usuários também demonstraram maior interesse em construir ou compartilhar conteúdo quando expostos à alta interatividade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The general objective of this study is to analyze interactivity on institutional websites as a factor that can affect users' perception of a company's image. The theoretical review starts with human-computer interaction (HCI). After that, it discusses the different definitions of interactivity, with the aim of indicating which will be used in this study. Following are some brief definitions of the different types of websites including the institutional website. It establishes a further discussion of the characteristics of the Web 2.0 associated with Marketing, which shows user participation in website content. The theoretical framework also includes aspects of user perception and issues on how users perceive the image of the company, connections established between consumer and brand awareness, all viewed under different levels of user experience. As far as the research technique is concerned, an analytical study was carried out to identify how different levels of interactivity are applied on institutional websites. This was followed by an experiment in which there were two prototypes of institutional websites, distinguished by the presence of low and high interactivity. These websites have the company’s image assessed in questionnaires by two separate groups of users for each website. The statistical results showed that the presence of high interactivity did not significantly influence the user perception about the company's image, which does not confirm the expectation and hypothesis of this dissertation. However, the results also showed that website with high interactivity aroused more positive feelings in users when compared to the website with low interactivity. Users also showed greater interest in building or sharing content when exposed to high interactivity.-
Formato: dc.format171f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Design-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de computação interativos-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web - Desenhos-
Palavras-chave: dc.subjectInteração humano-computador-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing na internet-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleA influência dos níveis de interatividade no website institucional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.