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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Tavares, Sérgio Fernando, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil | - |
Autor(es): dc.creator | Xavier, Sílvia Pedroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:05:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:05:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27540 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O despertar ecológico, ao final da década de 1960, iniciou uma reflexão em escala global que resultou na necessidade da adoção de um novo modelo de desenvolvimento, sob o paradigma da sustentabilidade. No início deste século, em todas as áreas, adotar uma postura que privilegie as questões ambientais tornou-se um imperativo mundial, ao mesmo tempo em que as questões sociambientais precisam também ser consideradas. Como os impactos gerados pela atividade da construção civil são muito significativos, a questão da sustentabilidade ganha relevância também neste contexto. A forma pela qual os arquitetos tratam esta problemática, desde a concepção do projeto até a sua implementação, reflete-se diretamente na produção do ambiente construído mais sustentável. O presente trabalho aborda a inserção dessas questões nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, sob uma abordagem transdisciplinar. Apresentam-se os conceitos acerca da sustentabilidade (enfatizando a abordagem ambiental) e seu impacto no projeto do ambiente construído e, por consequência, no exercício da profissão de arquiteto. Por meio de estudos de caso múltiplos, descrevem-se práticas de ensino que contemplam a sustentabilidade. Tal reflexão teórica sobre temas correlatos - sustentabilidade, ambiente construído sustentável e ensino de sustentabilidade - permite novas abordagens no processo de ensino e aprendizagem em arquitetura e urbanismo, que, somadas às experiências descritas e analisadas, pretendem gerar uma discussão sobre novas perspectivas educacionais e desafios para este milênio. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A temática da sustentabilidade no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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