A temática da sustentabilidade no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Sérgio Fernando, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Construçao Civil-
Autor(es): dc.creatorXavier, Sílvia Pedroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27540-
Descrição: dc.descriptionResumo: O despertar ecológico, ao final da década de 1960, iniciou uma reflexão em escala global que resultou na necessidade da adoção de um novo modelo de desenvolvimento, sob o paradigma da sustentabilidade. No início deste século, em todas as áreas, adotar uma postura que privilegie as questões ambientais tornou-se um imperativo mundial, ao mesmo tempo em que as questões sociambientais precisam também ser consideradas. Como os impactos gerados pela atividade da construção civil são muito significativos, a questão da sustentabilidade ganha relevância também neste contexto. A forma pela qual os arquitetos tratam esta problemática, desde a concepção do projeto até a sua implementação, reflete-se diretamente na produção do ambiente construído mais sustentável. O presente trabalho aborda a inserção dessas questões nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, sob uma abordagem transdisciplinar. Apresentam-se os conceitos acerca da sustentabilidade (enfatizando a abordagem ambiental) e seu impacto no projeto do ambiente construído e, por consequência, no exercício da profissão de arquiteto. Por meio de estudos de caso múltiplos, descrevem-se práticas de ensino que contemplam a sustentabilidade. Tal reflexão teórica sobre temas correlatos - sustentabilidade, ambiente construído sustentável e ensino de sustentabilidade - permite novas abordagens no processo de ensino e aprendizagem em arquitetura e urbanismo, que, somadas às experiências descritas e analisadas, pretendem gerar uma discussão sobre novas perspectivas educacionais e desafios para este milênio.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA temática da sustentabilidade no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.