
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tavares, Sérgio Fernando, 1960- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | - |
| Autor(es): dc.creator | Xavier, Sílvia Pedroso | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:44:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:44:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27540 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio Fernando Tavares | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Construção Civil. Defesa: Curitiba, 12/05/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 131-155 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Construção Civil | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O despertar ecológico, ao final da década de 1960, iniciou uma reflexão em escala global que resultou na necessidade da adoção de um novo modelo de desenvolvimento, sob o paradigma da sustentabilidade. No início deste século, em todas as áreas, adotar uma postura que privilegie as questões ambientais tornou-se um imperativo mundial, ao mesmo tempo em que as questões sociambientais precisam também ser consideradas. Como os impactos gerados pela atividade da construção civil são muito significativos, a questão da sustentabilidade ganha relevância também neste contexto. A forma pela qual os arquitetos tratam esta problemática, desde a concepção do projeto até a sua implementação, reflete-se diretamente na produção do ambiente construído mais sustentável. O presente trabalho aborda a inserção dessas questões nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, sob uma abordagem transdisciplinar. Apresentam-se os conceitos acerca da sustentabilidade (enfatizando a abordagem ambiental) e seu impacto no projeto do ambiente construído e, por consequência, no exercício da profissão de arquiteto. Por meio de estudos de caso múltiplos, descrevem-se práticas de ensino que contemplam a sustentabilidade. Tal reflexão teórica sobre temas correlatos - sustentabilidade, ambiente construído sustentável e ensino de sustentabilidade - permite novas abordagens no processo de ensino e aprendizagem em arquitetura e urbanismo, que, somadas às experiências descritas e analisadas, pretendem gerar uma discussão sobre novas perspectivas educacionais e desafios para este milênio. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The ecological awakening, in the late 1960s, initiated a reflection on a global scale that resulted in the need of adopting a new development model, under the paradigm of sustainability. At the beginning of this century, in all areas, adopting a posture that promotes environmental issues has become a worldwide demand, while the socioenvironmental issues must also be considered. As the impacts generated by construction activity are very significant, the issue of sustainability also becomes relevant in this context. The way architects treat this problem, from design to implementation, is reflected directly in the production of a more sustainable built environment. This study discusses the inclusion of these issues in undergraduate courses in architecture and urbanism, under a transdisciplinary approach. The concepts concerning sustainability (emphasizing the environmental approach) and its impact on the design of the built environment and, in consequence, the profession of architect, are presented. Through multiple case studies, the teaching practices that address sustainability are described. This theoretical discussion on related themes - sustainability, sustainable built environment and sustainability education - allows new approaches to the process of teaching and learning in architecture and urbanism, which, added to the experiences described and analyzed, seek to generate a discussion on new educational prospects and challenges for this millennium. | - |
| Formato: dc.format | 169f. : il. [algumas color]., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Civil | - |
| Título: dc.title | A temática da sustentabilidade no ensino de graduação em arquitetura e urbanismo : estudo de caso das experiências de três instituições públicas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: