As canções para voz e piano de José Penalva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDottori, Maurício Soares-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorSantos, Grasieli Cristina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:43:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:43:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2012-08-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27534-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27534-
Descrição: dc.descriptionResumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPenalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Musica-
Palavras-chave: dc.subjectComposição (Musica)-
Palavras-chave: dc.subjectPartituras para vozes e piano-
Título: dc.titleAs canções para voz e piano de José Penalva-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.