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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dottori, Maurício Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Grasieli Cristina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:43:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:43:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27534 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Partituras para vozes e piano | - |
Título: dc.title | As canções para voz e piano de José Penalva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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