A expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMedina, Simone da Silva Soria, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorCamargo, Keilla Cristina Arsie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-08-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/27441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27441-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Simone da Silva Soria Medina-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática . Defesa: Curitiba, 23/02/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 139-144-
Descrição: dc.descriptionResumo: As Diretrizes Curriculares de Matemática da Educação Básica do Estado do Paraná passaram por algumas reformulações e desde 2008 propõem o ensino das Geometrias não Euclidianas no Ensino Fundamental e Médio. Para o Ensino Médio, são destacadas as seguintes Geometrias: Hiperbólica, Elíptica, Projetiva e Fractal. Ao se abordar este tema, alguns questionamentos são levantados, como por exemplo: o que são estas Geometrias, desde quando se passou a pensar em seu ensino; por que ainda não são de fato ensinadas; e como é um tema que ainda não está inserido nas aulas de Matemática, quais alternativas e metodologias podem ser desenvolvidas para se buscar uma melhor compreensão dos seus conceitos básicos. Assim, é apresentado um histórico sobre a Geometria Euclidiana, passando pelo quinto postulado, que desencadeou o estudo das novas Geometrias. Também faz – se um levantamento histórico destas Geometrias; busca-se algumas metodologias que foram estudadas para aprimorar seu ensino e destacamos a Expressão Gráfica como um instrumento facilitador na construção e apropriação destes novos conceitos, focalizando os recursos visuo-espacias e imagéticos-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Las Directrices Curriculares de la Matemática en la Educación del Estado del Paraná pasaron por algunas reformulaciones y a partir del año 2008 propusieron la enseñanza de la Geometría no Euclidiana en la enseñanza de los ciclos fundamentales y medios. Para la enseñanza del ciclo medio son destacadas las siguientes Geometrías: Hiperbólica, Elíptica, Proyectiva y Fractal. Al proponer el tema algunas cuestionamientos son llevados en consideración como por ejemplo: que son estas Geometrías, a partir de cuándo se pensó en su enseñanza, porque todavía no son enseñadas, como es un tema que todavía no está dentro de las clases de Matemática, cuales son las alternativas y metodologías que pueden ser desarrolladas para buscar una mejor comprensión de sus conceptos básicos. Todavía, se presenta un histórico sobre la Geometría Euclidiana, pasando por el quinto postulado que desencadena el estudio de las nuevas Geometrías. También se hace un levantamiento histórico de estas Geometrías, en busca de algunas metodologías que fueron estudiadas para mejorar su enseñanza y se destaca la Expresión Gráfica como un instrumento que facilita la construcción de estos nuevos conceptos, enfocando los recursos visoespaciales y imagéticos.-
Formato: dc.format144f. : il., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria não-euclidiana-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço eliptico-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria hiperbolica-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Título: dc.titleA expressão gráfica e o ensino das geometrias não euclidianas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.