Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ranzi, Serlei Maria Fischer, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Santiago, Léia Adriana da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:23:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:23:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27425 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27425 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzi | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 29/02/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 230-240 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de reflexão os conteúdos referentes à América Latina, no ensino de História, com o propósito de analisar as semelhanças e diferenças, as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, existentes nos currículos oficiais e na prática dos professores, bem como perceber se os conteúdos veiculados, sobre a América Latina, nas escolas da cidade de Florianópolis/Brasil e Córdoba/Argentina, têm contribuído ou não para a ressignificação de um ensino de história que estimule a perspectiva de integração regional e a de formação da identidade latino-americana. Ela foi estruturada em três capítulos e as considerações finais e teve como base teórica as categorias e os conceitos de comparação, representação, apropriação, identidade, integração, currículo, tática e estratégia, orientando-se na análise das fontes escritas, como os documentos do MERCOSUL Educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, do Brasil, e os Contenidos Básicos Comunes, da Argentina. Foram realizadas ainda, em 2011, entrevistas com professores da Rede Estadual e Federal de Ensino de Florianópolis, Brasil e da Rede Provincial e Nacional de Ensino de Córdoba, Argentina, a fim de perceber, numa análise comparativa, os sentidos que são dados, pelos professores, para as ações, que são postuladas pelos currículos e pelas propostas do MERCOSUL Educacional, e para o que efetivamente produzem no contexto da sala de aula. Esta pesquisa se conclui com a constatação de que o que é veiculado como conteúdos sobre a América Latina ainda necessita ser melhor conhecido e divulgado entre os países latino-americanos, para que, efetivamente, seja potencializada a contínua formação da identidade latino-americana e estimulada a perspectiva de integração regional. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research has the objective to reflect the contents regarding Latin America in the teaching of History, with the purpose of analyzing the similarities and differences, changes and continuities, inclusions and exclusions existing in the official curriculums and work of teachers, as well as to realize whether or not the contents transmitted on Latin America in the schools of the cities of Florianópolis/Brasil and Córdoba/Argentina have contributed for the ressignificance of a teaching of History that stimulates the perspective of regional integration and formation of the Latin American identity. It was structured in three chapters and final considerations, and had as the theoretical background the categories and concepts of comparison, representation, appropriation, identity, integration, curriculum, tactics and strategy, having been orientated by the analyses of written sources, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In order to accomplish this research written sources were selected, such as the documents of Education from MERCOSUL, the National Curriculum Parameters from Brazil, and the Contenidos Básicos Comunes from Argentina. In addition, interviews were conducted in 2011 with teachers of the State and Federal net teaching of Florianópolis/Brazil, and local and national net teaching of Córdoba/Argentina, in order to perceive through a comparative analysis the senses expressed by the teachers for the actions postulated in the curriculums and proposals of the MERCOSUL Education, and what has been effectively taught in the classrooms. This research is concluded with the verification that what has been transmitted as contents about Latin America still needs to be better known and disclosed among Latin American countries for the continuous formation of the Latin American identity and a perspective of regional integration. | - |
Formato: dc.format | 316 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Argentina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integração latino-americana | - |
Palavras-chave: dc.subject | America Latina - História - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | Ensino de história da América no Brasil e na Argentina (1995-2010) : um estudo comparativo sobre a ótica da política de integração regional e da identidade latino-america | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: