Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Myrian Regina del Vecchio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Mônica Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27419 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho de pesquisa examina a ligação interdisciplinar entre a comunicação e outros campos de conhecimento, privilegiando-se aqui a interface ambiental, com ênfase na educação. A partir dessa relação, procura determinar os potenciais didáticopedagógicos da Campanha TicTacTicTac, promovida em 2009 por organizações do terceiro setor para mobilizar a sociedade com relação às mudanças climáticas globais, um tema que gera amplas preocupações, ainda que imerso em dissenso científico. Para cumprir tal objetivo, utiliza a metodologia de análise de conteúdo sobre dois corpus distintos: os onze informativos com distribuição online pela campanha e uma amostra da apropriação midiática de seus fluxos discursivos. Assim, se propõe a vislumbrar a dimensão pedagógica deste recorte de mobilização ambiental, especialmente pelo prisma de sua pretensa capacidade em estimular a adoção de modelos de produção e de padrões de consumo menos deletérios aos recursos naturais do que os observados na contemporaneidade, por meio de assertivas de caráter socioambiental, respaldadas pelo critério científico. Mais além, ao situar o acesso à informação de qualidade como alicerce para uma nova ordem de respeito aos recursos naturais, enfoca a função social da mídia, no caso expressa pelo atributo emancipador das conexões entre comunicação e educação, na perspectiva de se constituir um caminho para o legítimo e pleno exercício da cidadania. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação de massa e meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climaticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente - Movimentos sociais | - |
Título: dc.title | Comunicação e educação em campanhas de enfrentamento e adaptação às mudanças climáticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: