Processos comunicativos na perspectiva da comunicação pública

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Autor(es): dc.contributorSilvestrin, Celsi Brönstrup-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Autor(es): dc.creatorRosso, Gisele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27399-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27399-
Descrição: dc.descriptionResumo: A comunicação pública, tema central deste trabalho, precisa extrapolar o mero acesso a informações de interesse público. Ela busca o estabelecimento do diálogo com os cidadãos, incentivando a participação e a deliberação nas questões de interesse coletivo para o fortalecimento da cidadania. A pesquisa em foco indaga: até que ponto a comunicação desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná, cumpre as premissas da comunicação pública? O objetivo é refletir sobre os conceitos teóricos em voga e a prática adotada por um Órgão que tem como dever proteger e garantir o direito dos trabalhadores. A revisão bibliográfica indica as perspectivas teóricas sobre comunicação pública, um conceito em construção no país. A maioria dos autores brasileiros, como Brandão (2009), Duarte (2009, 2011), Matos (1999, 2009, 2011), Monteiro (2009), segue as concepções de Zémor (1995). A análise se divide em duas etapas: a análise dos instrumentos de informação e de diálogo do Órgão, conforme proposta de Duarte (2009), e a análise de conteúdo dos releases produzidos em 2010 pela assessoria de comunicação. A hipótese que norteou a pesquisa foi a de que a comunicação da Instituição não atende aos princípios da comunicação pública, priorizando a atividade de assessoria de imprensa. No entanto, pela presença de instrumentos de informação (site, jornal externo, releases) e de diálogo (ouvidoria e fóruns), evidenciam-se os pressupostos da comunicação pública. Enfim, pela análise do conteúdo das mensagens dos releases, nota-se que grande parte apresenta interesse público, um dos principais elementos constitutivos dessa dimensão da comunicação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectParaná. Ministério Público do Trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa-
Palavras-chave: dc.subjectDireito do trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectInteresse publico-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Título: dc.titleProcessos comunicativos na perspectiva da comunicação pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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