Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gadini, Sérgio Luiz, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Sheila Irene Gorski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:30:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:30:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27394 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27394 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sergio luiz Gadini | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 23/03/2012 | - |
Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 109-119 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Ao refletir sobre o período pré-vestibular e os cursos preparatórios, esta dissertação relaciona os conteúdos noticiosos ao processo seletivo. Isto porque, os vestibulares tendem a utilizar em suas provas, notícias que repercutiram durante o ano letivo. A partir dessa necessidade, os cursinhos acrescentam também conteúdos noticiosos e atuais em seu material didático e aulas expositivas. Os alunos, por sua vez, também procuram se informar. A pesquisa buscou, assim, relacionar os vestibulandos e suas respectivas práticas de recepção, ligando às Múltiplas Mediações presentes em situações cotidianas. Sendo assim, a fundamentação teórica da dissertação corresponde aos estudos de recepção, e a teoria das Múltiplas Mediações, cunhada por Orozco Gomes (1991). Tais orientações conceituais servem de base para compreender as práticas antes, durante e depois da recepção de notícias, características da Internet, das mensagens recebidas e das audiências, no caso, os vestibulandos de Curitiba. Para o estudo, foram selecionados quatro cursos pré-vestibulares curitibanos, os dois com as mensalidades mais altas da cidade (curso Positivo e Dom Bosco) e dois gratuitos (curso da ONG Em Ação e Formação Solidária). Ao todo, foram 100 questionários aplicados, no primeiro semestre de 2011, para contabilizar e verificar características do universo pesquisado. O resultado dos questionários, como estratégia de pré-observação de pesquisa, indicou a Internet como meio de comunicação mais acessado para ler sobre conteúdos noticiosos e política e vestibular como temas principais em buscas. A partir dos 100 questionários, chegou-se a 20 entrevistados, cinco de cada cursinho, para uma entrevista semiestruturada (com preocupação de caráter qualitativo), onde dados, falas e características foram reveladas mais pontualmente. A partir das entrevistas, verificou-se que os professores dos cursos pré-vestibulares e familiares exercem grande influência sobre as apropriações e visões de mundo que se formam a partir de notícias lidas. Foram elencados sites, principais notícias lidas pelos vestibulandos, visões sobre os meios de comunicação. Desse modo, um esboço sobre a forma de recepção de jovens pré-vestibulandos foi traçado, revelando posições políticas e de consumo. Trata-se, enfim, de um estudo de recepção, realizado com vestibulandos curitibanos em 2011. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Reflecting on the pre-university season and the preparatory courses, this dissertation relates the newsworthy content in the selection test1. That happens because tests tend to use, on its assays, news that reverberated during the school year. From this need, the preparatory courses also add news content on its textbooks and lectures. Students, on the other hand, seek for the information as well. This way, the present study sought to relate the students and their reception practices, connecting it to the Multiple Mediations current on everyday situations. The theoretical grounding for this essay matches with the receiving studies and the Multiple Mediations theory, coined by Orozco Gomez (1991). These conceptual guidelines serve as a basis to understand the practice before, during and after receiving news, Internet features, messages and audience, for the students in Curitiba. For the study, four pre-university courses in Curitiba where selected, two of them with the highest monthly payment ("Positivo" and "Dom Bosco") and two unpaid (NGO's preparatory course "Em Ação" and "Formação Solidária"). Altogether, 100 questionnaires where applied, on the first semester of 2011, to count and verify the features of the research universe. The questionnaires results, as a strategy of pre-observations, indicated the Internet as the most commonly accessed media to read about news and politics and pre-university test as the main themes. From the 100 questionnaires, it came to 20 interviewed, five from each preparatory course, for a semi-structured interview (with qualitative concern), where data, lines and features where revealed more punctually. And from the interviews, it could be verified that preparatory courses teachers and the student family have high influence on the appropriations and worldview formed from the read news. Were listed sites, top news read by the students, views on the media. Thus, an outline on the receiving way of young, pre-university students was drawn, revealing political and consuming positions. It is, finally, a reception study, conducted with pre-university students from Curitiba in 2011. | - |
Formato: dc.format | 123f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibulandos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo (Comunicação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Título: dc.title | Vestibulandos e as múltiplas mediações : um estudo de recepção da internet com jovens curitibanos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: