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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Luders, Valeria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Caregnato, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:19:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:19:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27393 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27393 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A música é a arte dos sons organizados no tempo. Para que ela seja compreendida é preciso, dentre outras coisas, que se compreenda sua organização temporal. Neste trabalho foram abordados dois aspectos temporais da música: a simultaneidade e a igualdade de durações, no intuito de verificar como a criança desenvolve a compreensão de ambos. Esta pesquisa teve como objetivos identificar as etapas do desenvolvimento da compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música; identificar graças a quais estruturas cognitivas acontece esse desenvolvimento; e identificar como a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações se desenvolve a partir do fazer musical. Essas questões foram respondidas por meio da revisão da obra de Piaget, e da transposição dos conceitos desse autor para o campo da Cognição Musical (o pesquisador suíço nunca estudou o desenvolvimento musical da criança). Este trabalho ainda envolveu um estudo do pensamento musical infantil, realizado através do método clínico piagetiano. Os experimentos realizados envolveram a execução musical em conjunto de um pequeno trecho musical composto de duas vozes (ou duas melodias diferentes), e a realização de uma entrevista semi estruturada sobre o que foi executado. Os participantes desta pesquisa foram 16 crianças de 5 a 9 anos de idade que, de modo geral, nunca haviam participado de aulas de música. A análise dos dados coletados junto a esse grupo permitiu a observação de que o desenvolvimento da simultaneidade e da igualdade de durações em música ocorreu do mesmo modo como apontado pela teoria piagetiana: em três etapas, durante as quais a criança parte do não reconhecimento de ambas, passa ao reconhecimento parcial ou gradual, até atingir, por fim, a compreensão completa desses dois aspectos temporais. Esse desenvolvimento em três etapas ocorre, principalmente, graças à evolução do pensamento infantil, e não propriamente graças a transformações na percepção da criança. Ainda observou-se que é a partir do "fazer" musical - da execução musical - que as crianças desenvolvem a compreensão da simultaneidade e da igualdade de durações em música. De acordo com a teoria piagetiana, a ação, inicialmente física e depois mental, faz com que a criança se lance sobre o mundo. Através dela a criança passa a conhecer e a compreender, pouco a pouco, aquilo que a cerca, inclusive a música. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Musica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo (Musica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognição nas crianças | - |
Título: dc.title | A compreensão musical da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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