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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Scarinci, Silvana Ruffier | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Gustavo Angelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:59:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:59:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27391 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27391 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Portugal viveu, no século XVIII, um momento musical que reflete a influência italiana de forma decisiva. A presença de importantes compositores, cantores, cenógrafos e instrumentistas italianos, bem como a ida de aprendizes lusitanos à Itália, refletem uma verdadeira adoção da música barroca italiana. Neste período, a música italiana é não apenas apresentada nas igrejas, na corte e nos teatros públicos, mas também assimilada e transformada numa tradição lusitana. Surgem importantes compositores influenciados por este estilo musical, e a própria teoria desenvolve-se a partir dele. Neste trabalho apresento um estudo de seis obras teóricas portuguesas que abordam o baixo contínuo, ou seja, a prática do acompanhamento realizada por instrumentos harmônicos característica do período barroco. As obras perfazem todo o período da teoria do baixo contínuo em Portugal, e sua abordagem se dá à luz de uma importante fonte e influência da teoria musical italiana, o Armonico Pratico al Cimbalo (1708), de Francesco Gasparini. Abordando o desenvolvimento da teoria do baixo contínuo na Itália, busco tecer uma relação com as obras portuguesas ao longo de todo o período, assim como uma contextualização na prática musical, cuja demanda motivou a publicação destas obras em língua pátria. A partir destes fatores, é possível notar que, se por um lado os primeiros tratados ecoam em grande medida os ensinamentos italianos, um desenvolvimento teórico significativo se dá sobretudo a partir do Novo Tratado de Música, Metrica e Rythmica (1779), de Francisco Ignacio Solano - ainda que a aplicação do baixo contínuo contemporânea ao tratado se desse numa prática em parte conservadora, se comparada à atividade dos grandes centros musicais europeus. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo (Musica) | - |
Título: dc.title | Um estudo comparativo entre Francesco Gasparini e os trataditas portugueses do baixo contínuo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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