
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Nadja Nara Barbosa, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Clea Maria Ballão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27386 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27386 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Nadja Nara Barbosa Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 15/03/2012 | - |
| Descrição: dc.description | Bibliografia: fls. 108-112 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Psicologia Clínica | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa que versa sobre a constituição da maternidade surgiu a partir de questões instigadas pela clínica psicanalítica com gestantes e puérperas. O objetivo foi verificar teoricamente que elementos psíquicos estão envolvidos na constituição da função materna e como eles operam no psiquismo humano para que alguém possa ser mãe. Esta questão implicou a hipótese de que para ser mãe não basta gerar e possibilitar o nascimento de um bebê, mas deve haver outros elementos envolvidos neste processo que operam no psiquismo humano no sentido de permitir e autorizar a construção psíquica da maternidade para cada filho. Assim, esse estudo priorizou a investigação teórica dos elementos psíquicos fundamentais para a constituição e desempenho da função materna. O método utilizado na produção do conhecimento foi o método psicanalítico, ou seja, a partir de dados coletados na clínica, formulamos a questão a ser investigada, procedemos a delimitação de dois autores: Freud e Winnicott e buscamos, em suas obras, subsídios para a elaboração de uma resposta ao nosso questionamento. Concluímos que os elementos fundamentais envolvidos na constituição e exercício da função materna são a identificação e o narcisismo. Esses elementos psíquicos que possibilitam a constituição da subjetividade humana colaboram no processo de sustentação do desejo materno. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research deals with the constitution of motherhood that emerged from questions instigated by the psychoanalytic clinic with pregnant and postpartum women. The aim was to investigate theoretically which psychic elements are involved in the formation of the maternal function and how they operate in the human psyche for a woman to be a mother. This question involved the assumption that being a mother goes beyond generating and allowing the birth of a baby, but there must be other elements involved in this process operating in the human psyche in order to permit and authorize the psychic construction of maternity for each child. Thus, this study prioritized the theoretical investigation of the essential psychic elements to the creation and performance of the maternal role. The method used in the production of knowledge was the psychoanalytic method, that is, from data collected in the clinic, the question to be investigated were formulated, a separation of two authors: Freud and Winnicott was performed and through their work, subsidies for the development of a response to the question were sought. At last, it was possible to conclude that the elements involved in the construction and exercise of the maternal role is the identification and narcissism. These psychic elements that enable the creation of human subjectivity collaborate in the process of support of maternal desire. | - |
| Formato: dc.format | 112f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Freud, Sigmund, 1856-1939 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maternidade - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clinica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identificação (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narcisismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | As vicissitudes da constituição da função materna : um percurso teórico em Winnicott e Freud | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: