Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Silvana Gogolla de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:53:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:53:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27379 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27379 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a Licenciatura em Matemática a distância a partir de um estudo sobre o ensino de vetores. Essa pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, que faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil, e oferece, dentre outros cursos de nível superior, o curso de Licenciatura em Matemática a distância. Dentre as possibilidades de foco desse trabalho, optei pela interação, em virtude da sua importância para que o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância possa acontecer de forma dinâmica. Para atingir o objetivo dessa pesquisa foram realizadas cinco entrevistas: (1) com um dos professores responsáveis pela disciplina de Geometria Analítica; (2) com uma tutora a distância, (3) com um tutor presencial, (4 e 5) com dois alunos. Além disso, foi elaborado e aplicado um questionário aos alunos que estavam cursando essa disciplina, bem como, feito um estudo sobre o ambiente virtual, o material didático, as videoaulas e videoconferências referentes ao tema. O que se pôde observar ao final desse trabalho foi que existem divergências entre o preconizado pelos teóricos e o que ocorre de fato. Verificou-se também a existência de recursos no ambiente virtual do curso (fóruns de discussão, chat, etc), que são porém, pouco ou nunca utilizados por alunos, professores e/ou tutores. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura - Matematica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analitica | - |
Título: dc.title | Licenciatura em matemática a distância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: