Ensino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense.

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Autor(es): dc.contributorRomanelli, Guilherme Gabriel Ballande-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorRamos, Carlos Eduardo de Andrade Silva e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:18:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:18:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-05-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/27359-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27359-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação apresenta os resultados da investigação empreendida sobre processos de ensino/aprendizagem musicais ocorrentes em uma música de tradição oral no âmbito específico da Romaria da Bandeira do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense. Usou-se de ferramentas da etnografia e do trabalho de campo para o levantamento de dados, bem como da revisão de literatura, buscando trabalhos relacionados à música da Folia do Divino. Dentre o material encontrado ressalta-se a importância de uma partitura descritiva (datada de 1930, transcrita por Luis Eulógio Zili) para se compreender a estabilidade e as mudanças ocorridas no material musical da referida tradição no respectivo intervalo de tempo. Para análise do material registrado em caderno de campo e da experiência em campo usou-se também ferramentas da semiótica aplicadas a etnomusicologia, seguindo a proposta de Nattiez. O aporte teórico construído propõe uma interlocução entre a Psicologia Sócio Histórica (com sua abordagem sobre o desenvolvimento humano e o processo de ensino/aprendizagem) e a Etnomusicologia (dialogando com trabalhos que se debruçam especificamente sobre a questão dos processos de aprendizagem musical). Dentre os principais resultados obtidos, deve-se frisar a compreensão da voz de Tiple (na condução melódica polifônica a três vozes da música da Folia) e sua função 'pedagógica' como cruciais na inclusão infantil ao costume e conseqüente importância para a manutenção dos processos de ensino/aprendizagem e da memória musical coletiva da tradição. Tal conclusão é possível ao analisar os dados etnográficos e musicais a partir do conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento proximal e da abordagem de Leontiev sobre a atividade lúdica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleEnsino/aprendizagem da música da Folia do Divino Espírito Santo no Litoral Paranaense.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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