Visibilidade das políticas públicas ambientais na mídia impressa brasileira : um estudo comparativo da cobertura realizada pelos jornais Folha de São Paulo, Gazeta do Povo e Diário dos Campos no período de 2000 a 2009

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Autor(es): dc.contributorCervi, Emerson Urizzi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política-
Autor(es): dc.creatorMassuchin, Michele Goulart-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:51:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:51:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/27189-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27189-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr.Emerson Urizzi Cervi-
Descrição: dc.descriptionAutor não autorizou a divulgação do arquivo digital-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Defesa: Curitiba, 27/02/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 132-140-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma análise de como se dá a presença das políticas públicas ambientais nos jornais impressos brasileiros durante o período em que foi implantada a segunda fase do Programa Nacional de Meio Ambiente - PNMA II - de 2000 a 2009. A pesquisa verifica como as ações do governo para o meio ambiente ganham espaço nas páginas dos jornais, já que os meios de comunicação são as principais fontes de informação para a sociedade e podem tornar público assuntos de relevância social. A análise do conteúdo da mídia impressa parte do pressuposto de que a forma com que o tema aparece pode influenciar no tipo de conhecimento que as pessoas possuem sobre o assunto, já que diversos estudos mostram que, em determinadas condições, os meios de comunicação agendam os assuntos que são discutidos pela sociedade. Assim, partindo da importância que os meios de comunicação possuem na esfera pública, esta pesquisa pretende responder a seguinte pergunta: como as políticas ambientais, durante a implantação e execução do PNMA II ganham visibilidade na mídia impressa brasileira? Para tanto a pesquisa utiliza como embasamento teórico os estudos sobre agendamento temático, enquadramento, visibilidade, pluralidade de fontes, produção jornalística e o papel da mídia no debate público. Para o desenvolvimento da pesquisa, utiliza-se a metodologia quantitativa de análise de conteúdo, sendo que a coleta do material foi feita por amostragem. A análise é feita a partir da produção jornalística de três veículos impressos de diferentes abrangências: Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e Diário dos Campos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This search analyzes the presence of environmental public policies in Brazilian newspapers during the period which it was implemented the second stage of "Programa Nacional de Meio Ambiente" - Pnma II - since 2000 to 2009. The study investigates how the government"s actions to the environment are divulged in the newspapers, as these are the main sources of information to society and have as functions to mediate the public and politic spheres and to public issues of social relevance. The content analysis of media assumes that the way which the theme appears may influence the type of knowledge people have about the subject. There is several studies that under certain conditions the media agenda issues that are discussed by society because says more about some things. Thus, starting from the importance that the media have in the public sphere, this research aims to answer this question: how environmental policies gain visibility in the Brazilian media during the implementation and execution of the Pnma II? For this research uses as a theoretical foundation studies about thematic agenda, framing, visibility, the plurality of sources; journalistic production and the media"s role in public debate, justifying the importance of looking at the production that journalists do about topics of interest public. For the development the analysis uses the methodology of quantitative content analysis, and collection of material by sampling. The analysis is done from the journalistic production of three different newspapers: Folha de S. Paulo Gazeta do Povo, Diário dos Campos.-
Formato: dc.format169f. : il. [algums color], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectDissertações - Sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPolitica ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectGoverno e imprensa-
Palavras-chave: dc.subjectDemocracia-
Palavras-chave: dc.subjectCobertura jornalística-
Palavras-chave: dc.subjectCiência Política-
Título: dc.titleVisibilidade das políticas públicas ambientais na mídia impressa brasileira : um estudo comparativo da cobertura realizada pelos jornais Folha de São Paulo, Gazeta do Povo e Diário dos Campos no período de 2000 a 2009-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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