Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Burmester, Ana Maria de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, José Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27167 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Maria de Oliveira Burmester | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A constituição de uma noção de espacialidade, exige a aplicação de várias tecnologias de conhecimento. Seja na forma de ações políticas, como por exemplo, criar um Território Federal; definir os limites entre os estados de uma federação; tombar um local de preservação ambiental, como patrimônio cultural; uma lei que determine o recolhimento de artefatos arqueológicos; acordos internacionais de limites; de navegabilidade, seja na forma de tematização das suas fronteiras e da extensão do seu território, através da criação de imagens, sejam elas através dos meios da escrita, narradas pela tradição oral, televisionadas, através das artes como a pintura, escultura; da impressão de mapas, etc. Em ambos os casos, estas ações são constitutivas do espaço porque demonstram a experiência, como um gesto definido, interagindo com uma operação de conhecimento tanto para aqueles que pensam a consolidação de uma ciência quanto para aqueles que pensam a gestão do espaço pela arte política. Há uma cumplicidade evidente entre conhecer e gerir porque o gesto de enunciar indica a experiência de organização da cultura. Tanto a arte política quanto as tecnologias de imagens, são cenas irruptivas. Ou seja, são formas visuais de um conhecimento que não se mostra como elas. Um saber apriori age como funcionalidade à autonomia do enunciado. Em assim sendo, uma teoria é indissociável destas cenas. A territorialidade brasileira, e do Paraná em especial, é um emaranhado delas, ditas de várias fornias. O resultado deste trabalho é um inquérito por entre formas escritas nas décadas de 30 e 40, através do esforço dos seus autores e pela ação institucional dos Centros Acadêmicos, Museus, Institutos, Universidades, e outros. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The constitution of an spacious notion, demands the application of several technologies of knowledge. Being in the form of political actions, for example, to create a Federal Territory; to define the limits among the states of a federation; to list a place of environmental preservation, as cultural patrimony; a law that determines the withdrawal of archaeological artifacts; international agreements of limits; of navigability, being in the form of theme of their borders and of the extension of its territory, through the creation of images, being them through the means of writing, narrated by the oral tradition, televised, through the arts as painting, sculpture; by the impression of maps, etc. In both cases, these actions are constituted of space because they demonstrate the experience, as a defined gesture, interacting with an operation of knowledge for either those that think of the consolidation of a science or those that think the administration of the space for the political art. There is an evident complicity among knowing and managing because the gesture of enunciating indicates the experience of the culture organization. Either the political art or the technologies of images are irruptive scenes. Or rather, they are visual forms of a knowledge that is not shown like them. A beforehand knowledge acts as functionality to the autonomy of the enunciation. In this way, a theory is unsociable of these scenes. The territoriality of Paraná, is an entanglement of them, described in several ways. The result of this work is an inquiry among writing forms in the decades of 30 and 40, through their authors' effort and by the institutional action of the Academic Centers, Museums, Institutes, Universities, and others. | - |
Formato: dc.format | 230f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponivel em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia - Paraná - 1930-1940 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná - História | - |
Título: dc.title | Praticantes da escrita e construtores do espaço : narrativas sobre o homem e o território paranaense nas décadas de 1930 e 1940 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: