Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendes Junior, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria do Carmo Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Murasse, Carlos Mitsuru | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T22:57:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T22:57:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-11-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/27132 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27132 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A mensuração de desempenho é fundamental para as organizações, cuja complexidade exige a coordenação e alinhamento de inúmeras partes para atingir os objetivos almejados. No entanto, a definição e implementação de sistemas de mensuração de desempenho organizacional integrados, dinâmicos, acessíveis e visíveis ainda continua sendo um desafio. No campo de ensino e pesquisa de pós-graduação, a atuação da Capes com seu sistema de avaliação externa dos programas, tem impulsionado o crescimento e a melhoria de qualidade. Mesmo assim, os programas carecem de informações mais atualizadas e mais contextualizadas. Particularmente nos programas de instituições públicas, os desafios da avaliação de desempenho tendem a ser ainda maiores, considerando a multiplicidade de partes interessadas. Nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo de processo para gestão interna de informações de desempenho organizacional e elaboração de indicadores de desempenho para os programas de pós-graduação Stricto sensu da Universidade Federal do Paraná. Da literatura e de relatos experiências, foram selecionados modelos conceituais a serem utilizados como referência. Um estudo de caso permitiu mapear o contexto organizacional em relação à implantação de medição de desempenho organizacional. O modelo de processo de gestão de informação proposto abrange desde a concepção até o ciclo operacional de um sistema de medição de desempenho baseado em indicadores, orientado tanto para a melhoria contínua quanto para realização de objetivos estratégicos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Parana - Pos-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Pos-graduação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-graduação - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | Proposta de elaboração de indicadores de desempenho para os programas de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: