Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana. Setor de Ciências Humanas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Cecilia Marins de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1986 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/27097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27097 | - |
Descrição: dc.description | RESUMO O presente trabalho analisa a instrução primária no Paraná Provincial quanto ã sua organização, evolução e expansão, sendo consideradas, especificamente, as variáveis escola, professor e aluno. No tocante ã escola, verificou-se, no período, a expansão da rede escolar, estudando-se as escolas públicas e particulares, voltadas para o atendimento da população escolar de ambos os sexos. Quanto ao professor, procurou-se dar uma visão de sua situação funcional e dos problemas inerentes ao exercício do magistério. Com referência aos alunos, determinou-se a população escolarizada em relação àquela não escolarizada e à geral da Província. Na interação escola/professor/aluno foram considerados os currículos e métodos de ensino-aprendizagem. Foram levados ainda em consideração aspectos político - administrativos, sócio-econômicos e culturais da conjuntura, sobretudo a entrada de elementos estrangeiros que influenciaram na expansão do ensino primário. Assim, pretendeu-se dar uma visão da dinâmica do ensino primário no Paraná, acionada principalmente pela ação dos governos provinciais. | - |
Formato: dc.format | xiv, 375f. : tab. ; graf. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Publicador: dc.publisher | SECE/BPP | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino primario - Paraná | - |
Título: dc.title | O ensino primário na província do Paraná : 1853-1889 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: