Cooperativas agropecuárias : um quadro de referência para análise e descrição do envolvimento das cooperativas agropecuárias brasileiras com mercados internacionais

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Autor(es): dc.contributorBulgacov, Sérgio, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração-
Autor(es): dc.creatorRitossa, Claudia Monica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:47:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:47:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/27066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/27066-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr.Ritossa, Claudia Monica-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 02/03/2012-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 147-154-
Descrição: dc.descriptionResumo: O número de cooperativas, cooperados e funcionários vem crescendo regularmente no ramo agropecuário do cooperativismo brasileiro, porém, as organizações deste segmento parecem não estarem orientadas para a escolha estratégica de internacionalização. Apenas 160 delas participaram de atividades de exportação do total de 1.615 cooperativas agropecuárias em 2009. Para identificar o que restringe esta atividade, este estudo seccional, realizado ex post facto, pretendeu descrever o envolvimento das cooperativas agropecuárias brasileiras com mercados internacionais sob a perspectiva de suas condições internas. Para tanto, um quadro de referência, contando com quatro tipologias de análise aplicadas às cooperativas internacionalizadas ou não, foi proposto. A revisão de literatura abordou os fundamentos do cooperativismo, diferentes maneiras de ser" uma cooperativa e teorias relacionadas à internacionalização destes empreendimentos. A pesquisa foi levada a efeito mediante o uso de metodologia quantitativa, com técnicas múltiplas de coleta de dados aplicadas em duas etapas distintas. Na primeira, foi utilizada a pesquisa documental para buscar dados e indicadores que pudessem auxiliar no estabelecimento da amostragem da etapa investigativa seguinte. Na segunda, foi aplicado levantamento tipo survey interseccional, com questionário estruturado e perguntas predominantemente fechadas para serem mensuradas em uma escala de cinco pontos do tipo Likert. Análises estatísticas descritivas e o modelo de Regressão Linear Múltipla foram empregadas no tratamento dos dados secundários. Os dados coletados em 138 questionários válidos, além das análises descritivas, receberam os testes One-Way Anova, as correlações bivariadas de Person, Spearman e Kendall e o teste do Chi-quadrado. Os principais achados indicam que: a) a relação de dependência entre os construtos condições internas e envolvimento com mercados internacionais se demonstrou válida; b) é possível estabelecer um quadro de referência que contemple tipologias para todas as cooperativas agropecuárias brasileiras, internacionalizadas ou não; c) as cooperativas empreendedoras são as únicas a apresentarem assiduidade na comercialização internacional; d) as cooperativas conservadoras adotam estratégias mais cautelosas e priorizam a comercialização doméstica; e) as cooperativas reativas apresentam graves problemas relacionados com suas condições internas; f) as cooperativas desestruturadas não estão envolvidas com mercados internacionais; g) as cooperativas têm seu faturamento ampliado ao adotarem estratégias de diferenciação e internacionalização, mas também ao concentrarem suas atividades no setor de carnes; h) a gestão profissionalizada e dedicada em tempo integral promove o aumento da competitividade da cooperativa em mercados internacionais, a disposição dos associados em investir em oportunidades de crescimento e a regularidade exportadora; i) as tipologias apresentam diferença estatística significativa em sua atitude estratégica; e, j) as tipologias apresentam diferença estatística significativa nas matrizes de negócios selecionadas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The number of cooperatives, cooperative members and employees has been steadily increasing in the field of agricultural cooperatives in Brazil, however, organizations of this field do not seem to be geared to the strategic choice of internationalization. In 2009, only 160 of them participated in export activities of the total of 1615 agricultural cooperatives. To identify what could be restricting this activity, this cross-sectional study, conducted ex post facto, intended to describe the involvement of Brazilian agricultural cooperatives in international markets from the perspective of their internal conditions. Accordingly, a frame of reference, with four types of analysis applied to cooperatives, internationalized or not, was proposed. The literature review addressed the fundamentals of cooperatives, different ways to "be" a cooperative and theories related to the internationalization of this organizations. The research was carried out through the use of quantitative methodology and multiple techniques of data collection, which were applied in two steps. At first it was used documentary research to obtain data and indicators that could assist in the establishment of the sample necessary for the following investigative step. The second one consisted in an inter-sectional survey, by the application of a structured questionnaire with predominantly closed questions to be measured on a five-point Likert-type scale. Descriptive statistics and multiple linear regression models were used on the analysis of the secondary data. The data collected on 138 valid questionnaires, in addition to descriptive analyzes, they received the one-way ANOVA test, Person’s, Spearman’s and Kendall’s bivariate correlations and the Chi-square test. The main findings indicate that: a) the dependence between the constructs internal conditions and involvement in international markets has been shown valid, b) the entrepreneurial cooperatives are the only one to relate to international markets on a permanent basis, c) the conservative cooperatives adopt more cautious strategies and prioritize the domestic market, d) reactive cooperatives have severe problems with their internal conditions; e) unstructured cooperatives are not involved with international markets, f) cooperatives have their revenues xpanded by adopting differentiation and internationalization strategies, but also in concentrating their activities in the meat industry, g) professional managers with full time dedication to the post promote increased competitiveness of the cooperative in international markets, the willingness of members to invest in growth opportunities and frequent internationalization activities, h) the typologies have statistically significant differences in their strategic approach, and, i) the typologies have statistically significant differences in the industries which they select to operate.-
Formato: dc.format158f. : il., grafs., maps., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas - Agropecuaria-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas - Globalização-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Título: dc.titleCooperativas agropecuárias : um quadro de referência para análise e descrição do envolvimento das cooperativas agropecuárias brasileiras com mercados internacionais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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