
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Cavichiolo, Claudia Vanessa, 1971- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:23:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:23:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26964 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26964 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Maria Tereza Carneiro Soares | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/09/2011 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui bibliografias | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A inclusão de conteúdos de Geometrias não Euclidianas no currículo da Matemática escolar tem sido tema de discussões entre professores de Matemática dos vários níveis, resultando em orientações curriculares que pressupõem um professor de Matemática preparado para esse ensino. Preocupada em entender como esta inclusão está sendo considerada pelos responsáveis pela formação inicial de professores para a escola básica, esta dissertação buscou responder a seguinte indagação: o que dizem professores de um curso de Licenciatura em Matemática, sobre as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são propostos na formação de futuros professores de Matemática para a escola básica? O campo de investigação foi o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde por meio de entrevistas semi estruturadas com cinco professores desse curso, pode-se identificar e descrever as razões pelas quais conteúdos de Geometrias não Euclidianas são incluídos na formação inicial do professor de Matemática. Os resultados foram agrupados em duas categorias, uma relacionada aos fundamentos e aspectos histórico-epistemológicos desse conhecimento matemático e outra relacionada aos aspectos didático-conceituais na difusão desse conhecimento. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The inclusion of non-Euclidean Geometries in the curriculum of Mathematics in school, has been the theme of discussion among Mathematics teachers of various levels, resulting in curricular guidelines, which assume a Mathematics teacher to be prepared for this teaching. Concerned about understanding how this inclusion has been considered by those responsible for the initial formation of teachers for the basic education, this dissertation sought to answer the following question: what do the teachers from the Mathematics Degree Course say about the reasons the non- Euclidean Geometries are proposed in the formation of Mathematics teachers, for the basic education? The field of investigation was the Degree Course in Mathematics from the Federal University of Paraná (UFPR), where through semi-structured interviews with five teachers from the course, it is possible to identify and to describe the reasons why content from the non-Euclidean Geometries is included in the initial training of the Mathematics teacher. The results were grouped into two categories, one related to the historical and epistemological foundations of this mathematical knowledge and the other one related to the didactic-concepts in the diffusion of this knowledge. | - |
| Formato: dc.format | 163 f. : il. ; 30 cm. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de matematica - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geometria não-euclidiana | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: