Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Fackin, Rosemari | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:51:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:51:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26846 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26846 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli da Luz | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2005 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografias | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente estudo, foi investigado a concepção dos docentes de escolas da rede pública estadual de Curitiba a respeito de Cultura de Paz: educação para paz, com vista numa urgência em repensar este tema, pois a violência permeia as relações humanas dentro do espaço escolar. Especificamente, objetivou-se levantar qual a visão que os docentes possuem sobre a Cultura de Paz, bem como as estratégias utilizadas para sua implementação. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, com uma pesquisa descritiva-exploratória. O levantamento de dados foi feito por meio de um questionário semi-estruturado, com dezoito professores de ambos os sexos, sendo a maioria mulheres, de 20 a 40 anos, em três escolas estaduais de Curitiba. O corpus foi organizado em categorias para fins de análise, possibilitando melhor compreensão e interpretação das falas expressas pelos sujeitos pesquisados. Pode-se perceber que os docentes ainda hoje possuem a concepção de que a Cultura de Paz serve para que a violência não se instale. A Cultura de Paz na escola se constitui em ação que pretende se responsabilizar por transformação no sentido de minimizar e, quem sabe, erradicar o problema da violência. Embora existam trabalhos e discussões a respeito, é possível dizer que falta uma política pública séria, um governo comprometido com a educação, e, por conseguinte, com a formação daquele que é um dos elementos capazes de transformar este contexto, o professor. Enfim, quanto ao embasamento teórico, a maioria dos professores pesquisados demonstra possuir poucos conhecimentos necessários à aplicação da proposta de educar para a paz, para que se consiga uma Cultura de Paz. Alguns professores ainda descrevem parcialmente as concepções a respeito do tema, faltando-lhes uma visão mais ampla do mesmo, ficando distantes dos fundamentos veiculados atualmente pela comunidade científica, evidenciando a necessidade de estudos, ações e reflexões, para o aperfeiçoamento e aprofundamento do tema. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the present study, it was investigated the conception of the teachers. of State Public Schools of Curitiba regarding the Culture of Peace: education for peace, with a view in an emergency in rethinking this theme because the violence permeates the human relationships inside of the school space. Specifically, it was aimed to get up which the vision that the teachers have on Peace's Culture, as well as the strategies used for the implementation. Methodologically, it was opted for the qualitative approach, with a descriptive-exploratory research. The rising of data was made through a semi-structured questionnaire, with eighteen teachers of both sexes, being most women, from 20 to 40 years, in three State Public Schools of Curitiba. The corpus was organized in categories for analysis ends, making possible better understanding and interpretation of the expressed speeches for the researched subjects. It can be noticed that the teachers until today have the conception that Peace's Culture serves to the violence doesn't settle. Peace's Culture in the school is constituted in action that intends to make responsible for transformation in the sense of minimizing and, maybe, to eradicate the problem of the violence. Although works and discussions about it exist, it is possible saying that lacks a serious public politics, a committed government with the education, and, consequently, with the formation of who is one of the elements capable to transform this context, the teacher. Finally, as for the theoretical fundament, most of the researched teachers demonstrate to have little necessary knowledge to the application of the proposal of educating for the peace, for a Culture of Peace to be gotten. Some teachers still describe partially the conceptions regarding the theme, lacking them a wider vision of the same, being distant of the foundations transmitted now by the scientific community, evidencing the need of studies, actions and reflections, for the improvement and deep study on the theme. | - |
Formato: dc.format | 97 f. : tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | A cultura de paz na concepção de educadores de escolas da rede pública estadual de Curitiba | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: