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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Tânia Cordeiro Lindbeck da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:58:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:58:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-05-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26810 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Entre áreas de estudo da Programação Linear o Problema de Transporte é uma das aplicações de destaque. Os Problemas de Transporte podem ser classificados em densos ou esparsos. O modelo é denominado denso quando existem todas as ligações entre origens e destinos e esparsos quando algumas ou várias destas ligações não existem. O presente trabalho propõe uma alteração no algoritmo de resolução do Problema de Transporte para o caso esparso, que consiste basicamente da inclusão de uma nova origem e um novo destino com elevado custo de transporte para as origens e destinos originais e custo nulo entre a origem e destino acrescentados. O método é demonstrado e testado para instâncias geradas aleatoriamente. Depois de feita a explanação sobre o funcionamento do método e de demonstrar a validade das modificações, os conceitos são implementados computacionalmente. Os testes realizados mostram ganhos significativos no tempo de processamento. Para problemas com densidade 0,05, este tempo chega a ser de somente 25% do necessário para resolver o mesmo problema através do algoritmo tradicional, onde as ligações não existentes são admitidas com custo extremamente elevado. Em problemas com densidade 0,3 este tempo é de aproximadamente 50% daquele necessário pelo tradicional. O método desenvolvido tem desempenho equivalente quando utilizado sobre Problemas Densos. Também é feita uma explanação sobre a utilização de grafos, que são facilitadores na determinação de locais para colocação de variáveis degeneradas e sua aplicação na determinação dos ciclos. Discute-se a importância de utilizar características peculiares de um problema para métodos específicos de resolução. A economia no processamento pode viabilizar a utilização de modelagens deste tipo em processos meta-heurísticos que utilizem iterativamente o problema de transporte. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos grafos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algoritmos | - |
Título: dc.title | Nova metodologia para resolução de problemas de transporte em casos esparsos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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