Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Porcile, Gabriel, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico | - |
Autor(es): dc.creator | Pereima Neto, João Basílio, 1963- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/26714 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26714 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. José Gabriel Porcile Meirelles | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 29/10/2010 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese trata da integração do comportamento do consumidor, do mercado de trabalho e da distribuição pessoal da renda na teoria do crescimento econômico, expandindo a teoria do crescimento para incoporar variáveis econômicas não apenas relacionadas ao lado da oferta, mas também relacionadas ao comportamento do consumidor e do trabalhador. A integração é alcançada a partir da teoria evolucionária e da noção de que padrões observados no plano macroeconômico emergem de decisões e interações baseadas em agentes. A tese aprofunda elementos teóricos da teoria evolucionária do crescimento, do consumidor e do mercado de trabalho e ao final sugere como modelar um processo de crescimento baseado em agentes que integre comportamentos microeconômicos relacionados á inovação, alocação de mão-de-obra, distribuição pessoal de renda e decisões de consumo. O desenvolvimento de uma versão simulada do modelo não será realizada nesta tese e um código computável sería construído no futuro, como uma extensão da agenda de pesquisa. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation suggest how to integrate the microeconomic behavior of consumptions, the labor market, and the personal income distribution process into economic growth theory, in order to construct a integrate theory and model of growth, expanding the growth theory in order to introduce new variables releated with the other side of economics system rather than suplly side. This integration is reach by a evolutionary approach and by the comprehension that the patterns observed in a macroeconomic level emerge from the decision make took at a microeconomic level, based in the interactions agentes. The dissertation deep theoretical components of evolutionary growth theory, consumer, labor market and at the end, suggest a modelling process to provide the integration of this diferent microeconomic components. The implementation and simulation of the model will not be provided in this dissertation and a code will be built in the future, as a extension of research agenda. | - |
Formato: dc.format | xii, 144 f. : il. ; 30 cm. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia evolucionaria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renda - Distribuição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento e desenvolvimento economico | - |
Título: dc.title | Crescimento, distribuição e bem estar numa perspectiva evolucionária | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: