Algoritmos genéticos aplicados ao planejamento do transporte principal de madeira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChaves Neto, Anselmo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.contributorArce, Julio Eduardo-
Autor(es): dc.creatorSouza, Darlon Orlanmunder de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:14:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:14:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2013-06-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/26687-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26687-
Descrição: dc.descriptionNas empresas florestais em que a madeira pode ser destinada para mais do que uma fábrica, o planejamento da colheita pode influenciar significativamente no fluxo de madeira e, consequentemente, nos custos de transporte. O planejamento da colheita envolve as decisões de quais pontos de produção cortar, quando cortar e quais equipes atuam em cada ponto de produção. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo de algoritmo genético (método heurístico), que permita aos tomadores de decisões determinar o período de intervenção das equipes de corte nos pontos de produção, para minimizar os custos com as atividades relacionadas à colheita e ao transporte principal de madeira. Os dados para testar o modelo foram fornecidos pela Klabin S.A. - empresa com atividades na produção de celulose e papel, nos municípios de Otacílio Costa e Correia Pinto, no estado de Santa Catarina. Com a finalidade de aproximar as soluções do método heurístico das condições de trabalho da empresa foram adotadas três estratégias independentes de melhoria das soluções, totalizando oito variedades de algoritmos genéticos. As duas primeiras estratégias visam conduzir o algoritmo para iniciar o planejamento com os pontos de produção que estavam em corte no ano anterior e a terceira permite que até duas equipes de corte realizem a colheita no mesmo ponto de produção. Esta última estratégia apresentou os maiores ganhos para a empresa, pois possibilitou uma redução considerável nos custos de transporte. Os resultados também indicaram que a capacidade produtiva disponível das equipes de corté é maior do que o consumo de madeira previsto para o ano de 2004. As melhores soluções dos algoritmos genéticos foram comparadas com a solução do modelo de programação linear com as condições de variáveis inteiras relaxadas. As soluções dos algoritmos genéticos apresentaram custos de colheita, transporte e estoque excedente de madeira entre 2,0% e 5,2% superiores aos do modelo de programação linear.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMadeira - Transporte - Modelos matematicos-
Palavras-chave: dc.subjectAlgoritmos geneticos-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titleAlgoritmos genéticos aplicados ao planejamento do transporte principal de madeira-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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