Experiência cronológica do design em eletrodomésticos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOkimoto, Maria Lúcia Leite Ribeiro, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design-
Autor(es): dc.creatorNeves, Alexandre Barros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:37:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:37:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/26599-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26599-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 15/06/2011-
Descrição: dc.descriptionBibliografia: fls. 121-125-
Descrição: dc.descriptionResumo: A crescente conscientização do papel que as emoções têm na escolha e no uso dos produtos tem levado empresas e universidades a aprofundarem o estudo da relação existente entre usuário-produto. Conhecer as mudanças na percepção do usuário que ocorrem ao longo dos diferentes momentos desta relação pode contribuir com informações para que designers, ao projetarem novos produtos, procurem garantir a consistência emocional ao longo do tempo. Neste contexto, a pesquisa aqui apresentada objetivou identificar as alterações emocionais ocorridas na relação entre usuários e uma lavadora de roupas ao longo de diversos estágios de interação. Para tanto, foi desenvolvido e utilizado um método de avaliação baseado em questionários com escalas de diferencial semântico. Estes questionários foram aplicados a um mesmo grupo de usuários em quatro momentos distintos, nos quais o nível de interação do usuário com o produto era diverso. Os quatro momentos avaliados foram: antes que qualquer estímulo visual ou tátil, baseando-se o participante apenas na sua experiência anterior; após a exposição a uma fotografia de uma lavadora inédita; o primeiro contato físico; e, após um período de seis meses de utilização efetiva da lavadora. Os adjetivos utilizados nos questionários foram divididos em três dimensões, de acordo com Jordan (2000, p.6): funcionalidade, usabilidade e prazer. Os resultados apontaram variações significativas nas percepções dos usuários sobre o produto nos diferentes níveis de interação avaliados, indicando a utilidade deste tipo de método nas avaliações das relações humano-produto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The growing awareness with regards to the role emotion plays on the choice and use of products has been leading both companies and universities to a deepening in the study of the relationship between users and products. Knowing the changes in user’s perception that happen during different moments of this relationship may contribute with relevant information, so that designers while designing new products, seek to guarantee emotional consistency throughout product’s life time. In this context, the research presented here aimed to identify the emotional changes that happened in the relationship between users and a washing machine over different moments of interaction. Thus, an evaluation method, based on questionnaires with semantic differential scales, was developed and used. These questionnaires were applied to group of users in four different moments, on which the level of interaction between the user and the product was diverse. The four moments evaluated were: before any visual or tactile stimulus, when the participants relyed only on their previous experience; after the exhibition of a picture of a new washing machine; after the first physical contact; and after a six months period of actual usage of the washing machine. The adjectives used on the questionnaires were divided into three dimensions, according to Jordan (2000, p.6): functionality, usability and pleasure. The results indicate to significant variations on the perception of the users about the product, throughout the different levels of interaction evaluated. This fact appoints to the utility of such method during the evaluations of the human-product relationships.-
Formato: dc.format143f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho (Projetos)-
Palavras-chave: dc.subjectEletrodomésticos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectDiferencial semantico-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleExperiência cronológica do design em eletrodomésticos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.