Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Arinei Carlos Lindbeck da, 1960- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Reginaldo Santa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:16:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:16:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/26507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/26507 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é comparar a atual distribuição dos colégios estaduais atendidos pelas equipes\viaturas do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) no município de Curitiba/PR, utilizando o problema das pmedianas como nova proposta de designação, reagrupando os setores de forma a ficar distribuída uniformemente a quantidade de colégios por viatura. Também foi verificado se é possível realizar a designação com a capacidade de cada equipe adotando-se o número de alunos por viatura. Por fim, foi elaborado um aplicativo para uso diário pelo Batalhão, para possibilitar de maneira dinâmica realizar novas distribuições dos setores onde cada equipe deve atender caso aumente ou diminua a quantidade de equipes de serviço disponível, bem como aumente o número de estabelecimentos de ensino. Foram mapeados todos os 164 estabelecimentos de ensino estadual, e através de suas coordenadas geodésicas foi possível obter as distâncias euclidianas entre eles, para utilizar na implementação dos algoritmos exato e heurístico. Verificou-se melhora em todas as simulações, que abordaram três formas diferentes de agrupamento, sendo a Geral BPEC, que adota todos os colégios, sem nenhuma restrição quanto a localidade de atuação das equipes, a Pelotão BPEC, que respeita as posições dos colégios conforme a localização dentro de cada pelotão, e a ultima forma foi semelhante a atual, que respeita a área de atuação de cada viatura, conforme as unidades operacionais de área, que são os batalhões de policia militar. O algoritmo exato, como já esperado demorou um tempo grande, passando de dez horas sem chegar ao ótimo global para apresentar resultados e representou uma melhoria de 20% no percurso com a nova designação para visitar todos os estabelecimentos de ensino. O desempenho do algoritmo heurístico também foi satisfatório, pois além de não necessitar de utilização de outro aplicativo comercial, ficou entre apenas 4% a 7% em relação ao apresentado pelo algoritmo exato. Conclui-se que existe a necessidade de rever a forma de distribuição da abrangência de cada pelotão para se chegar aos resultados encontrados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veiculos - Policia militar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Título: dc.title | Aplicação de P-Medianas para atendimento aos colégios estaduais por viaturas do Batalhão de Patrulha Escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: